Ex-técnico campeão pela Argentina é internado e gera preocupação
Alfio Basile tem 80 anos e está em observação numa clínica especializada em neurologia
Ex-técnico da Seleção Argentina e bicampeão da Copa América com a Albiceleste, Alfio “Coco” Basile está internado em Buenos Aires, informaram o diário La Nación e o site Infobae.
De acordo com os veículos, Basile teve uma descompensação na última sexta-feira (5) e precisou ser encaminhado ao hospital. Agora, o ex-treinador de 80 anos está em observação numa clínica especializada em neurologia do bairro de Belgrano e seu estado de saúde gera preocupação.
As únicas pessoas autorizadas a visitá-lo são seus três filhos e um amigo próximo da família.
O Racing, clube em que se tornou ídolo como jogador e no qual também trabalhou como técnico, publicou nas redes sociais uma mensagem de apoio.
“Todo o Racing está com você, Alfio Basile”, postou o Racing, seguido pelo perfil da Argentina no X.
Todo Racing está con vos, @Alfio_Basile 💙 pic.twitter.com/zjM6jeZyyE
— Racing Club (@RacingClub) July 10, 2024
“#FuerzaCoco”, publicou a conta oficial da Albiceleste.
#FuerzaCoco pic.twitter.com/hCdSJowPpU
— 🇦🇷 Selección Argentina ⭐⭐⭐ (@Argentina) July 10, 2024
Comandado por Basile no Boca Juniors, o ex-atacante Rodrigo Palacio foi às redes manifestar sua preocupação e seu apoio ao ex-treinador.
“São momentos de muita dor, de muita tristeza. Só me resta dizer: força, Coco”, publicou o jogador, vice-campeão mundial com a seleção em 2014.
Revelado pelo Racing, Basile foi zagueiro do grande time que venceu a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes em 1967. “Coco” também atuou pelo Huracán, onde conquistou o título argentino de 1973 sob o comando de César Luis Menotti, que morreu em maio deste ano.
Como técnico, trabalhou em algumas das principais equipes do país, como Racing, Rosario Central, San Lorenzo e Boca Juniors. Com os xeneizes, fez seu trabalho mais vitorioso, levando o clube aos títulos nacionais de 2005 e 2006, além de duas Recopas e uma Copa Sul-Americana.
Com a Seleção Argentina, foi bicampeão da Copa América em 1991 e 1993. Esta última era a taça mais recente da Albiceleste até que a equipe comandada por Lionel Scaloni foi campeã do torneio continental em 2021, no Brasil.