Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “É claro que vamos cumprir”, diz Lula sobre arcabouço fiscal

    Sobre gastos, presidente falou que governo estuda cortes caso identifique abusos em programas sociais

    Gabriela Boechatda CNN , Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (1º), em entrevista ao jornal A Tarde, de Salvador, que o governo federal irá cumprir o arcabouço fiscal.

    “Importante lembrar que quem propôs o arcabouço fiscal foi o próprio governo, que contou com o apoio da maioria dos parlamentares para aprová-lo no Congresso. Então, é claro que vamos cumpri-lo”, disse Lula na entrevista

    “Estamos analisando onde é possível fazer cortes e se há abusos em alguns programas. O que tenho dito, e repetido, é que os cortes não podem penalizar os mais pobres, que mais precisam do Estado”, completou.

    A frase de Lula ocorreu dias depois de o presidente afirmar, em entrevista ao UOL, que era necessário discutir “sobre se há de fato necessidade de cortar gastos públicos no Brasil ou se o ajuste deve ser realizado através da arrecadação”.

    Sobre a escolha para o novo presidente do Banco Central (BC), Lula afirmou que indicará alguém que tenha compromisso com o controle da inflação e com o crescimento do país. “Precisa ser alguém com muito senso de responsabilidade com o Brasil”, afirmou ao A Tarde.

    O mandato de Roberto Campos Neto, atual presidente do BC, termina em dezembro deste ano. Lula faz diversas críticas a Campos Neto desde o início do governo, principalmente sobre a política do BC em relação à taxa de juros.

    Tópicos