Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Le Pen dispara: coalizão de Macron foi “quase eliminada”

    Partido de líder de extrema direita sai na frente na disputa pelo Parlamento Francês

    Sudip Kar-Guptada Reuters

    Marine Le Pen, líder do partido francês de extrema direita Reunião Nacional (RN), disse neste domingo (30) que o campo do presidente Emmanuel Macron foi “quase eliminado” durante o primeiro turno das eleições parlamentares da França, onde o RN saiu à frente com cerca de 34% dos votos, pelo que indicam as pesquisas de boca de urna.

    Jordan Bardella, o representante da coalizão de Le Pen, afirmou depois dos primeiros resultados de boca de urna que, caso fosse indicado, seria um premiê que respeitaria a coabitação com o presidente Macron, mas que estaria pronto para marcar sua posição na administração do país.

    A França volta às urnas no próximo domingo (7), para o segundo turno das eleições antecipadas ao parlamento.

    Boca de urna

    As pesquisas estimam o RN com cerca de 34% dos votos, segundo levantamentos diferentes feitos por Ipsos, Ifop, OpinionWay e Elabe.

    A taxa é maior do que a dos rivais esquerdistas — numa coalizão que incluí a esquerda radical — e centristas, com a aliança Juntos do presidente Emmanuel Macron, cujo bloco deve ficar com 20,5% a 23% dos votos. A Nova Frente Popular, uma coligação de esquerda montada às pressas, deveria obter cerca de 29% dos votos, mostraram as sondagens.

    Tópicos