Onda de frio coloca Rio Grande do Sul e Santa Catarina em alerta, diz Inmet
Alerta começa nesta sexta-feira (28) e persiste até a próxima terça-feira (2)
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para onda de frio para os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nesta sexta-feira (28). O aviso tem previsão de término para a próxima terça-feira (2).
As regiões do sudoeste gaúcho, do oeste catarinense, da Grande Florianópolis, a região Metropolitana de Porto Alegre, e a porção sul de Santa Catarina podem ser algumas das áreas afetadas.
Segundo o Inmet, os próximos dias devem ser de baixas temperaturas e registro de geada forte para toda região Sul do Brasil. Isso porque uma frente fria acompanhada de uma forte e ampla massa de ar de origem polar, com o ar frio e seco, irá passar pela região entre esta sexta-feira (28) e sábado (29).
Ainda, com a mudança de direção e a intensificação dos ventos, uma baixa sensação térmica pode acentuar o frio em toda porção sul. Durante a passagem da frente fria, a formação de áreas de instabilidade pode provocar chuva na metade norte do Rio Grande do Sul, além de Santa Catarina e o Paraná.
O norte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina podem ser afetados, também, com umidade no decorrer da passagem da frente fria, conforme a previsão indica. Na faixa leste do estado gaúcho, ventos agindo de oeste a sul podem acentuar o frio e devem colaborar no represamento do Guaíba até o próximo domingo (30).
Baixas temperaturas
Os termômetros devem marcar entre 0°C e 5°C nas madrugadas, tendo início neste sábado (29) e persistindo, ao menos, até a próxima segunda-feira (1°), de acordo com o Inmet. Em áreas da Campanha, serras gaúchas, Santa Catarina e no sul do Paraná, a temperatura pode ser negativa e variar entre 0°C e -5°C.
Com relação às geadas, esse fenômeno pode se iniciar entre o período da noite e a madrugada do domingo (30) e da segunda-feira (1°). As geadas devem ser amplas e com intensidades que variam entre moderada e muito forte.