Logo após eleição, Brasil anuncia novo embaixador no México
Nedilson Jorge, atual cônsul-geral em Montreal, recebeu aval do governo mexicano menos de 24 horas depois da vitória de Claudia Sheinbaum
Menos de 24 horas depois de anunciada a vitória da governista Claudia Sheinbaum nas eleições presidenciais do México, o Itamaraty indicou nesta segunda-feira (3) um novo nome para assumir a embaixada do Brasil no país.
Trata-se do diplomata Nedilson Ricardo Jorge, atual cônsul-geral em Montreal (Canadá) e ex-embaixador na África do Sul. Ele ainda precisará ser sabatinado e ter sua indicação aprovada pelo Senado.
Jorge já foi chefe do Departamento de África do Itamaraty e atuou como ministro-conselheiro na embaixada do Brasil em Buenos Aires (Argentina) no mesmo período em que o chanceler Mauro Vieira, no fim dos anos 2000, chefiou a representação diplomática.
O diplomata teve o pedido de agrément aprovado pelo governo mexicano. Na rotina da diplomacia, isso significa que o país anfitrião não tem nenhuma objeção ao nome indicado.
Segundo fontes, o pedido já havia sido enviado pelo governo brasileiro antes das eleições deste domingo (2) e o agrément havia sido recebido, mas o Itamaraty optou por só divulgá-lo hoje.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse estar “muito feliz” com a vitória de Sheinbaum, a primeira mulher na história a assumir a presidência do México.
Ele também cumprimentou o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, atual mandatário, por ter feito um “governo extraordinário”.
O petista afirmou, em mensagem no X (antigo Twitter), que pretende visitar o México ainda neste ano para “fortalecer nossas relações comerciais”.
“Somos as duas maiores economias da América Latina e podemos ter um maior fluxo entre os empresários de ambos os países”, disse Lula.