Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Exposição em São Paulo explora a relação entre cães e humanos com tecnologia

    Exposição começa contando o início da amizade entre homens e cães, há 40 mil anos, com o processo domesticação dos animais

    Luana Franzãoda CNN* , Em São Paulo

    Os amantes de cães podem descobrir mais sobre a relação antiga entre os humanos e esses animais na exposição “Nós e os cães: a arte da amizade sem igual”, que está em cartaz no Mooca Plaza Shopping, em São Paulo, até o dia 31 de julho.

    A mostra usa de tecnologia e interatividade para explorar diversos temas relacionados aos cachorros. Para conhecer as instalações, não é necessário deixar os pets em casa: a exposição foi planejada para que tutores e animais possam caminhar juntos entre as salas.

    A exposição recebeu curadoria do jornalista Jaime Spitzcovsky, que se inspirou em mostras educativas nos Estados Unidos, Itália e França para retratar a relação profunda com “o melhor amigo do homem”.

    Apesar de ter sido inspirada por exposições no exterior, o Brasil é um dos países mais propícios para recebê-la: o país é o segundo em população de pets no mundo, com mais de 54 milhões de cães vivendo por aqui, segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação).

    A visita começa contando o início da amizade entre homens e cães, há 40 mil anos, com o processo domesticação dos animais. Um dos ambientes conta com uma simulação de adestramento, onde o visitante pode simular comandos e um cãozinho virtual responde aos estímulos.

    Aqueles que passeiam pela mostra também veem a origem dos diferentes grupos de raças caninas e dos cães sem raça definida (SRDs), e através de um jogo, podem descobrir qual raça combina mais com seu estilo de vida.

    Em uma das alas, é possível vivenciar o mundo como os cachorros o fazem: estímulos sensoriais simulam a forma como os cães enxergam, cheiram e sentem o mundo ao redor deles.

    No final do circuito, os visitantes podem aprender sobre a adoção e a guarda responsável.

    A exposição fica aberta para visitas até o final de julho, e funciona entre as terças e os domingos. Cada sessão de visita comporta até 45 pessoas e as reservas podem ser feitas através da internet. Às terças-feiras, a visitação é gratuita.

    Tópicos