Israel devolverá equipamento da Associated Press após pedido dos EUA, diz Casa Branca
Agência de notícias foi acusada de violar lei e teve equipamento de transmissão confiscado
Israel disse que devolverá à agência de notícias AP o equipamento de transmissão que confiscou em Sderot nesta terça-feira (21). Uma câmera mostrava imagens ao vivo da fronteira com a Faixa de Gaza.
Em comunicado, o ministro das Comunicações de Israel, Shlomo Karhi, afirmou que ordenou o cancelamento da operação e a devolução do equipamento à agência de notícias AP.
Segundo Karhi, “o Ministério da Defesa de Israel deseja examinar a questão das transmissões a partir destes locais em Sderot em relação ao risco para as nossas forças”.
Mais cedo, o ministro acusou a AP de violar uma nova lei ao fornecer imagens da câmera a seus milhares de clientes, incluindo a rede de notícias Al Jazeera, do Catar.
EUA solicitaram devolução
A decisão do governo israelense de devolver o equipamento de transmissão ocorreu depois que a Casa Branca expressou preocupações à administração de Netanyahu, disse um funcionário da Casa Branca à CNN.
“Assim que soubemos dos relatos, a Casa Branca e o Departamento de Estado imediatamente se envolveram com o governo de Israel para expressar nossa séria preocupação e pedir que voltassem atrás, o que se comprometeram publicamente a fazer”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, Adrienne Watson, à CNN.
“A imprensa livre é um pilar essencial da democracia e os membros dos meios de comunicação social, incluindo a AP, realizam um trabalho vital que deve ser respeitado”, adicionou.
A Associated Press aprovou a decisão do Ministério das Comunicações de Israel de devolver o seu equipamento, mas alertou que continua preocupada com a lei que gerou o problema.