Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Onda de calor perigosa se aproxima dos EUA no fim de semana, diz serviço meteorológico

    Mais de 25 milhões de pessoas estão sob alerta no sudeste do país

    Judson Jonesda CNN

    O Serviço Meteorológico Nacional de Phoenix está alertando que uma “onda de calor perigosa e mortal” está se dirigindo para o sudoeste dos EUA neste fim de semana.

    Mais de 25 milhões de pessoas estão sob alerta de calor, e mais de 50 recordes diários de alta temperatura podem ser quebrados no fim de semana, inclusive em Death Valley, Califórnia, um dos lugares mais quentes do planeta.

    “Não subestime o calor! O calor é um dos riscos climáticos mais mortais, então tome medidas contra o calor esta semana”, twittou o Serviço Nacional de Meteorologia.

    “Altas temperaturas recordes [serão sentidas] em partes do Texas na quarta e quinta-feira e se expandirão para a Califórnia na sexta-feira”, disse o Centro de Previsão do Tempo (WPC) na manhã de quarta-feira (8).

    Altas pressões criarão uma cúpula, ou domo, de calor sobre o oeste dos Estados Unidos. A cúpula irá capturar qualquer radiação que escapar e devolvê-la ao solo, enquanto os raios do sol continuam a penetrar.

    Isso, combinado com solos áridos de uma seca de longa duração, permitirá que as temperaturas subam para recordes em partes da Califórnia e do sudoeste, com máximas de 32°C a mais de 43,3°C na sexta-feira (10), disse o Weather Prediction Center.

    Veja quando e onde o calor será mais intenso.

    Calor no Texas

    “Quente de novo” é como o Serviço Nacional de Meteorologia de San Angelo começou sua previsão do tempo nesta manhã, já que as temperaturas aumentaram no centro-oeste do Texas na quarta e nesta quinta-feira à tarde.

    As altas temperaturas quebrarão a marca do século nesta tarde e as máximas se intensificarão à medida que a semana avança. O pico de intensidade é provável de ocorrer de sábado a segunda-feira, disse o serviço meteorológico de San Angelo.

    As principais cidades do Texas verão altas temperaturas acima de 37,7ºC. Austin, San Antonio, Dallas e Houston provavelmente atingirão o nível de alerta uma, duas, até três ou mais vezes antes do fim da semana.

    As temperaturas acima da média neste fim de semana provavelmente sobrecarregarão a rede elétrica do Texas.

    Durante a onda de calor do estado no mês passado, os texanos foram incentivados a economizar energia girando os termostatos em até 25ºC e a deixar de usar grandes aparelhos durante o horário de pico.

    Primeira onda de calor do ano em Las Vegas e Phoenix

    Este padrão climático continuará no Texas durante o fim de semana e se estenderá ao sul da Califórnia e Nevada e Arizona de quinta a sexta-feira.

    O primeiro evento de calor excessivo da temporada, nível 4 de 4 na escala experimental de perigo de calor dos serviços meteorológicos, está chegando, disse serviço meteorológico em Phoenix.

    “A primeira onda de calor do ano tem vários locais climáticos ameaçando recordes diários de alta e baixa”, acrescentou o Serviço Nacional de Meteorologia em Las Vegas.

    Death Valley está prevista para atingir 49,4ºC na sexta-feira. Se isso acontecer, quebrará o recorde diário de 48,8°C estabelecido em 1994.

    Las Vegas também vai flertar com recordes diários, com temperaturas próximas de 42,7°C tanto na sexta quanto no sábado.

    “As altas temperaturas se aproximarão de 43,3°C já esta tarde e deverão atingir o pico na faixa de 43ºC a 46,1ºC nos desertos mais baixos até sexta-feira e permanecerão até o fim de semana”, disse o Serviço Meteorológico Nacional de Phoenix.

    As baixas temperaturas noturnas também estarão próximas de um recorde.

    Por exemplo, em Las Vegas está previsto para temperatura ser de 28,8ºC na manhã de sábado (11). O recorde anterior para a temperatura mínima mais quente foi de 27,2ºC em 1996.

    O que torna isso tão perigoso é que, quando as temperaturas permanecem altas durante a noite, o corpo não consegue escapar do calor extremo.

    O Serviço Meteorológico Nacional de Phoenix disse que o calor deve diminuir no início da próxima semana e as temperaturas voltarão ao normal.

    As agências meteorológicas de Las Vegas e Phoenix também dizem que o domingo (12) pode não ser tão quente quanto se pensava inicialmente.

    Interior da Califórnia enfrenta risco de calor ‘alto’

    Para a Califórnia, o pior também é esperado nesta sexta-feira (10).

    Se você estiver na costa da Califórnia, poderá escapar do calor, mas o interior do estado não terá tanta sorte.

    “A tendência de aquecimento e tempo seco com calor acima de 37,7°C até o final da semana para o Vale Central”, disse o Serviço Meteorológico Nacional. “O dia mais quente será sexta-feira, com pouco alívio noturno do calor.”

    O risco de calor será alto, nível 3 de 4, na sexta-feira para a maior parte do interior da Califórnia.

    “As temperaturas diurnas podem atingir pelo menos 37,7°C a 40,5°C em todo o Vale na sexta-feira, o que combinado com temperaturas noturnas quentes produzirá um alto risco de choque térmico para o público em geral”, tuitou ele.

    Todas as instituições de serviço meteorológico tinham mensagens semelhantes de segurança contra o calor com dicas para se manter seguro durante eventos extremos de calor: Evite cafeína e álcool, que podem desidratar o corpo. Em vez disso, beba bastante água e tente encontrar ar condicionado.

    A seca agrava o calor

    A seca continua a assolar o Sudoeste. E uma das muitas desvantagens da seca e do solo seco é o impacto nas temperaturas.

    A Califórnia tem uma longa história de secas e incêndios, mas o que está acontecendo agora é um capítulo diferente. Nós explicamos porque:

    Quando não há umidade no solo ou nas plantas, não há evaporação ou evapotranspiração, ambos processos de resfriamento que adicionam umidade ao ar e estabilizam a temperatura do ar.

    “Basicamente, quanto mais seco o ar, mais fácil é chegar a uma temperatura alta”, disse Bryan Jackson, do Weather Prediction Center, à CNN Weather. “Quando há mais umidade, a temperatura pode ser contida.”

     

    Tópicos