Zelensky diz que discutiu “aumento do apoio à defesa” com líder alemão
Nos últimos meses, a Alemanha pela Ucrânia e por políticos internos por não fazerem o suficiente para ajudar a Ucrânia a se defender contra a invasão russa
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse na quarta-feira que discutiu a melhoria das defesas de seu país durante um telefonema com o chanceler alemão Olaf Scholz.
“Tive uma conversa por telefone com Olaf Scholz”, disse Zelensky no Twitter. “Discutimos o reforço do apoio à defesa para a [Ucrânia] e a garantia da segurança alimentar global. Ainda de acordo com o presidente ucraniano, foi levantada a questão da conformidade da RF [Federação Russa] com as regras internacionais de tratamento de prisioneiros de guerra, além da importância das decisões sobre a integração da Ucrânia na União Europeia.
Nos últimos meses, o governo alemão e o chanceler Scholz foram pressionados pela Ucrânia e por políticos internos por não fazerem o suficiente para ajudar a Ucrânia a se defender contra a invasão russa.
No final de abril, todavia, a Alemanha concordou em entregar tanques antiaéreos Gepard para a Ucrânia e, na semana passada, disse que fornecerá à Ucrânia sete obuses autopropulsados.
Embora as relações entre os dois países tenham melhorado, “temos que garantir que a dinâmica positiva seja mantida e que todos avancemos e que as decisões corretas sejam tomadas”, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em 12 de maio.