Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Colapso do mercado americano de ações pode não ter acabado ainda

    Ações de tecnologia proeminentes estavam entre as maiores perdas do mercado nesta quinta-feira

    Paul R. La Monicado CNN Business

    Nesta quinta-feira (19), as ações caíram novamente no mercado americano após a grande liquidação de quarta-feira (18).

    O Dow terminou o dia em queda de mais de 235 pontos, ou 0,8%, recuperando-se apenas ligeiramente de uma queda de quase 475 pontos no início da sessão. As fichas azuis caíram 14% este ano e atingiram uma nova baixa de 52 semanas na manhã de quinta-feira.

    O S&P 500, que está perigosamente perto de cair 20% em relação ao máximo histórico estabelecido em 3 de janeiro e em um mercado em baixa, caiu 0,6%. O Nasdaq, que já está em território de baixa, caiu 0,3%. O índice do setor de tecnologia caiu 27% somente este ano.

    Ações de tecnologia proeminentes estavam entre os maiores perdedores do mercado na quinta-feira, depois que a Cisco, componente da Dow, divulgou vendas que perderam as previsões e também deram uma perspectiva fraca. A Cisco despencou 14% com as notícias.

    Os líderes de varejo Walmart e Target, que arrastaram Wall Street esta semana devido a perspectivas decepcionantes, foram atingidos novamente na quinta-feira. E as notícias continuam ruins para outras ações do setor.

    Mas as ações da Kohl’s subiram quase 4% na quinta-feira em negociações voláteis, embora a cadeia em dificuldades tenha relatado uma grande perda nos lucros e cortado sua orientação.

    Os maus resultados dos líderes corporativos também estão fazendo soar o alarme da recessão. Mais especialistas estão começando a prever uma desaceleração no final deste ano ou no início de 2023. O desconforto em Wall Street é palpável.

    “Qual é o catalisador? O que vai fazer os investidores quererem comprar mais e dar-lhes confiança no mercado? Acho que não há nada agora”, disse JJ Kinahan, estrategista-chefe de mercado da tastytrade.

    O VIX, uma medida da volatilidade de Wall Street, subiu mais de 70% este ano. E o CNN Business Fear & Greed Index , que analisa o VIX e seis outras medidas de sentimento do mercado, está dando sinais de medo extremo.

    “Os investidores devem manter seus cintos de segurança afivelados. Este período de volatilidade provavelmente não terminará”, disse Tom Galvin, diretor de investimentos da City National Rochdale.

    “Há uma longa lista de incertezas”, acrescentou Galvin, citando a política de taxas e inflação do Federal Reserve, preocupações com novos surtos de Covid na China e a invasão da Ucrânia pela Rússia como preocupações persistentes.

    Galvin disse que os investidores fariam bem em evitar ações especulativas de tecnologia e ações europeias devido a preocupações com avaliações excessivas e uma possível desaceleração econômica. Em vez disso, ele recomenda ações blue chip de qualidade que paguem dividendos constantes.

    Os investidores também podem estar ficando nervosos sobre como a turbulência do mercado está prejudicando os grandes fundos de hedge e outras empresas de investimento institucional.

    Um fundo de hedge proeminente, Melvin Capital, anunciou planos de fechar depois de apostar contra ações de memes em alta como GameStop em 2021 e fazer compras inoportunas de ações de viagens este ano.

    Os comerciantes têm se aproveitado de ações de tecnologia de momento arriscado, bitcoin e outras criptomoedas e outros investimentos que podem se beneficiar de uma recuperação econômica.

    “Definitivamente há mais medo e nervosismo”, disse Dan Pipitone, CEO e cofundador da TradeZero. “O crash das criptomoedas também está tendo impacto. Há uma abordagem de esperar para ver. As pessoas estão sentadas à margem esperando por uma direção clara sobre para onde estamos indo.”

    Em vez disso, os investidores agora estão migrando para ações percebidas como melhores hedges e, em alguns casos, beneficiários da inflação e do aumento das taxas de juros.

    Caso em questão? As ações de petróleo são as grandes vencedoras do mercado este ano. A Chevron, com alta de mais de 40%, é a principal ação da Dow, e é uma das quatro maiores participações na Berkshire Hathaway de Warren Buffett, que está batendo o mercado este ano.

    A Berkshire também é uma grande investidora na Occidental Petroleum, que mais que dobrou este ano e tem o melhor desempenho no S&P 500.

    Tópicos