“Estou de volta para me candidatar à Presidência”, diz Lula
Ex-presidente assumiu pré-candidatura abertamente em evento ao lado de políticos da Rede
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, com todas as letras, nesta quinta-feira (28), que concorrerá novamente ao Planalto em 2022. Apesar de toda a movimentação da campanha que inclui o nome de Geraldo Alckmin (PSB) como vice na chapa de Lula, é a primeira vez que o petista assume a pré-candidatura de forma tão clara.
“Eu estou de volta pra me candidatar à Presidência da República”, disse Lula em um evento em Brasília ao lado de lideranças da Rede Sustentabilidade, que apoiará o petista.
“E sei que não farei isso sozinho. Não é só entregar papelzinho com princípios gerais de campanha que vocês pensam que estão contribuindo. Vocês vão ter que ajudar a fazer os programas e executar as políticas”, afirmou Lula, ao lado do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
O ex-presidente ainda citou os apoios recebidos da Rede, PSB, PSOL e Solidariedade e abriu as portas para novos aliados.
“Eu quero avisar quem não veio ainda: eu sempre disse que, para governar esse país, tem que governar com o coração de mãe, que é o mais bondoso que a humanidade conseguiu produzir. Quero avisar quem não veio ainda que nós estamos de braços abertos para receber aqueles e aquelas que querem recuperar o Brasil para os brasileiros”, disse Lula.
Ataques a Bolsonaro
O pré-candidato do PT também usou parte de seu discurso para desferir ataques ao presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que ele “mente todo dia, inclusive usando o nome de Deus em vão”. “Ele não é evangélico, ele não é católico, ele é um fariseu. Na verdade, ele é uma pessoa que se utiliza da boa fé de milhões e milhões de brasileiros, evangélicos e católicos, que votaram nele também porque nós estávamos entorpecidos pela quantidade de mentiras e pela negação da política.”
“Ele vive de mentiras. Foi eleito presidente com base na mentira, no ódio, na provocação, e ele pensa que ela vai se reeleger assim. Não vai se reeleger. Dizem todos os dias que o Bolsonaro está preparando golpe, Bolsonaro vai dar golpe”, disse Lula.
“Vai ter um golpe neste país. No dia 2 de outubro, o povo brasileiro vai dar um golpe no fascismo e vai restabelecer a democracia nesse país”, afirmou o petista, em alusão à data do primeiro turno das eleições.
A CNN solicitou resposta para a assessoria do presidente Jair Bolsonaro sobre os comentários de Lula e aguarda retorno.
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
*Publicado por Marcelo Tuvuca, com informações de Kaio Teles, da CNN