Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Livro “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, pode ganhar série na HBO Max

    Plataforma de streaming autorizou criação de roteiro para adaptação da obra literária vencedora do Prêmio Jabuti de 2020; produção dos episódios depende de aprovação

    Léo Lopesda CNN

    O livro “Torto Arado”, do escritor e geógrafo baiano Itamar Vieira Junior, pode ser adaptado para uma série em plataforma de streaming.

    A HBO Max anunciou, nesta segunda-feira (25), que autorizou o desenvolvimento de um roteiro para a série baseada na obra vencedora do Prêmio Jabuti, em 2020.

    Caso o roteiro seja aprovado, a HBO Max autorizará a produção dos episódios, que serão dirigidos pelo cineasta Heitor Dhalia.

    “O ‘Torto Arado’, para além da história que narra, sugere um universo muito rico de imagens e sensações das entranhas do País. Adaptar a obra tem sido um grande prazer e um desafio. São personagens fortes em um Brasil pouco retratado no audiovisual”, disse Dhalia, que idealizou o projeto.

    O roteiro está sendo escrito pelas roteiristas Luh Maza, Renata Di Carmo, Maria Shu, Viviane Ferreira e a roteirista assistente, Ceci Alves.

    A produtora que ficará a cargo da série, se dado o sinal verde, será a Paranoid, que detém os direitos do best seller.

    “Estou transpondo esta literatura e seu imaginário em ação e imagem e reconstruindo o tempo da história ao lado de outras autoras negras que tanto admiro, o que traz para a escrita da série um olhar atravessado por vivências e ancestralidades comuns às personagens principais e narradoras”, relatou Luh Maza, roteirista chefe.

    “Queremos que o espectador conheça – e reconheça – a fazenda Água Negra e seus habitantes, os males e as forças que são endêmicas a esta representação do Brasil profundo”, acrescentou.

    Entrevista à CNN

    Em fevereiro de 2021, o CNN Nosso Mundo entrevistou o escritor Itamar Vieira Júnior, autor brasileiro vivo mais vendido e mais premiado no Brasil do momento.

    O tema da entrevista com Vieira Júnior foi “coragem e determinação para realizar sonhos”.

    Geógrafo de formação, servidor do Incra, ele enfrentou resistências no sonho de ser escritor. Nascido na periferia de Salvador, ouviu da família que escrever era perda de tempo. No mercado literário, enfrentou as barreiras da burocracia.

    A história mudou após os 40 anos, quando venceu um concurso literário com “Torto Arado”. De lá para cá, oito edições, 60 mil livros vendidos e o Prêmio Jabuti de melhor romance de 2020, a maior honraria do mundo literário brasileiro.

    Para o escritor, “grandes editoras estão se abrindo para a diversidade”. Na entrevista ao CNN Nosso Mundo, o escritor fala sobre como as questões de territorialidade, memória e oralidade influenciaram a linguagem e a temática do livro.

    Tópicos