Vulcão na Indonésia entra em erupção; mais de 12 mil pessoas são evacuadas
País registrou outras erupções em abril, que danificaram casas


O vulcão Ruang, na Indonésia, entrou em erupção na terça-feira (30), expelindo lava enquanto relâmpagos iluminavam sua cratera.
Autoridades elevaram o estado de alerta e evacuaram mais de 12 mil pessoas que vivem em uma ilha próxima.
O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos alertou os residentes da ilha de Tagulandang que um tsunami poderia ser desencadeado pelo colapso de material vulcânico no oceano.
A agência elevou o estado de alerta de Ruang ao nível mais alto após a erupção, advertindo aos residentes a não se aproximarem do vulcão.
Imagens capturadas por uma testemunha mostraram lava vermelha ardente fluindo de Ruang e relâmpagos brilhando acima de sua cratera.
Esse caso acontece após uma série de erupções no início de abril, que forçaram centenas de pessoas a sair de suas residências, causaram danos a algumas casas e fecharam o aeroporto da capital da província de Manado.
A ilha de Ruang fica a cerca de 100 km de Manado, capital da província de Sulawesi do Norte, na região centro-norte do extenso arquipélago indonésio.
A Indonésia está no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de alta atividade sísmica onde múltiplas placas tectônicas se encontram.