“EUA estão prontos para defender cada centímetro de território da Otan”, diz Kamala
Vice-presidente dos EUA se reuniu com presidente polonês Andrzej Duda dias após países divergirem sobre proposta de doar jatos para a Ucrânia
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, se reuniu com o presidente da Polônia, Andrzej Duda, na manhã desta quinta-feira (10). A reunião estava cercada de incertezas sobre um plano ocidental de fornecimento de caças à Ucrânia.
A Ucrânia solicita jatos da era soviética para que possa lutar contra a invasão russa. A proposta da Polônia de primeiro transferir a propriedade das aeronaves MiG-29 para os Estados Unidos pegou os funcionários do governo Biden completamente desprevenidos e foi rejeitada pelo Pentágono.
Apesar da aparente de desconexão entre os países nesta questão, em um pronunciamento à imprensa após a reunião, Kamala disse que os países estão unidos no que fizeram, e preparados para ajudar a Ucrânia.
Ainda assim, Harris evitou abordar diretamente o episódio dos jatos. Harris destacou o apoio militar que os Estados Unidos já estão fornecendo à Ucrânia com falta de poder aéreo, incluindo mísseis antitanque.
“Estamos fazendo entregas todos os dias em termos do que podemos fazer”, disse Harris. Questionada sobre o que mais a Ucrânia poderia esperar, Harris disse que “esse é um processo em andamento e que não vai parar na medida em que for necessário”.
“EUA estão prontos para defender cada centímetro de território da Otan”
A Polônia representa o flanco oriental da aliança militar Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
“O que está em jogo, neste exato momento, são alguns dos princípios orientadores da Otan. E, em particular, a questão da importância de defender a soberania e a integridade territorial e, neste caso, da Ucrânia”, disse Harris na entrevista coletiva.
“Os Estados Unidos estão preparados para defender cada centímetro do território da Otan. Os Estados Unidos levam a sério que um ataque contra um é um ataque contra todos”, disse Harris.
Falando ao lado do presidente polonês, Harris disse que sua presença em Varsóvia é um sinal do compromisso americano com a aliança militar.
“Estou aqui na Polônia como expressão do relacionamento duradouro e importante, que, novamente, é de longa data, mas em particular na questão da Ucrânia é unificado e claro: faremos tudo juntos em parceria, em solidariedade para apoiar o que é necessário neste exato momento em termos das necessidades humanitárias e de segurança da Ucrânia e do povo ucraniano”, disse ela.
Ela disse que os EUA estão atendendo aos pedidos para fornecer à Polônia mísseis Patriot.
“O que também nos compele é a indignação moral que todas as nações civilizadas sentem quando olhamos para o que está acontecendo: homens, mulheres, crianças, avós, avós inocentes que estão fugindo de tudo”, disse Harris.
Harris disse que “atrocidades de proporções inimagináveis” estão acontecendo na Ucrânia.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”697682″ title_galeria=”Veja imagens da invasão da Ucrânia pela Rússia”/]