Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Resgatamos pessoas da guerra de qualquer nacionalidade, diz idealizadora do Frente BrazUcra

    À CNN, Clara Magalhães contou ideia de ajudar refugiados da guerra na Ucrânia veio a partir da “indignação” diante do conflito

    Amanda GarciaBel Camposda CNN , São Paulo

    Em entrevista à CNN, a estudante e idealizadora do Frente BrazUCra explicou como funciona a atuação do grupo para ajudar no resgate de pessoas que estão tentando fugir da Ucrânia em meio à guerra.

    “Eu estou na Polônia, chegando para alocar uma família de três ucraniano. O grupo surgiu para prestar solidariedade, ele foi crescendo e agora temos uma operação de resgate internacional”, disse.

    Ela afirmou que esta é “uma operação estruturada”: “Começamos no mesmo dia da guerra, temos subgrupos que tratam de questões jurídicas, de TI, assessoria de imprensa, operação terrestre e internacional.”

    “A gente resgata qualquer nacionalidade, nosso foco era com brasileiros, mas existe necessidade de outras nacionalidades, trabalha para auxiliá-los”, completou.

    Há várias nuances para realizar um resgate: “Cada operação demora mais ou menos 24 horas, isso na parte de resgates terrestres e tem a operação de logística que guia as pessoas para a fronteira correta, estações de trem, ônibus, várias nacionalidades.”

    De acordo com Clara, a indignação diante da guerra fez surgir a necessidade do BrazUcra: “Ninguém entende como isso pode acontecer, é uma demonstração de força da sociedade civil, que se organiza mais contra a guerra.”

    A organizadora relatou que “todo dia que entra na Ucrânia sai com uma história nova” e que já teve “muitos encontros que demandaram muito do emocional”: “Hoje mesmo, não falo nada de ucraniano, mas assisti um pai tendo que se despedir da esposa e filhos pequenos e colocar a vida deles nas mãos de uma total estranha. Foi um dia difícil.”

    Fotos – Veja imagens da invasão da Ucrânia pela Rússia

    Tópicos