Ucrânia soma meio milhão de crianças refugiadas em uma semana, diz a Unicef
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 17 crianças foram mortas e 30 ficaram feridas desde o final de fevereiro
O conflito entre a Ucrânia e a Rússia ocasionou em um deslocamento maciço da população e, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), meio milhão de crianças já fugiram da Ucrânia para países vizinhos.
Nesta quinta-feira (3), a instituição publicou um comunicado alertando os efeitos nocivos da guerra para as crianças, que são afetadas pela violência à medida que os combates se intensificam no país.
De acordo com a diretora regional do Unicef para a Europa e Ásia Central, Afshan Khan, as crianças são especialmente vulneráveis a ser feridas ou mortas quando armas e munições explosivas são usadas em áreas povoadas.
“O uso de armas explosivas nas cidades pode transformar rapidamente esta crise em uma catástrofe para as crianças da Ucrânia. Não há operações armadas dessa escala que não resultem em danos a crianças. As consequências serão trágicas”, disse a diretora.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 17 crianças foram mortas e 30 ficaram feridas desde o final de fevereiro. Mas, o instituto reforça que o número de vítimas entre as crianças, provavelmente, deve ser muito maior.
A Unicef afirmou que centenas de casas foram danificadas ou destruídas, além de relatos de escolas, orfanatos e centros de saúde que sofreram grandes danos.
Milhares de pessoas estão sem água potável por causa de danos à infraestrutura do sistema de água e muitas foram impedidas de acessar outros serviços essenciais, como assistência médica. Eles ainda ressaltaram que o país está com poucos suprimentos médicos críticos e teve que interromper os esforços urgentes para conter um surto de poliomielite.
Diante desse cenário, o Unicef está trabalhando com parceiros para alcançar crianças e famílias vulneráveis com serviços essenciais, incluindo saúde, educação, proteção, água e saneamento.
A agência das Nações Unidas também está ampliando sua resposta para atender as necessidades urgentes de crianças e famílias que atravessam as fronteiras para países vizinhos. Esses esforços incluem a criação de espaços seguros ao longo das rotas de trânsito para crianças e mães acessarem os serviços.
No momento, o Unicef está pedindo US$ 276 milhões para seus programas na Ucrânia e precisa de US$ 73 milhões adicionais para ajudar as crianças em países vizinhos.
A diretora regional do Unicef reitera que eles estão fazendo o possível para auxiliar, mas é necessário que a guerra acabe para que não haja mais fatalidade.
“O Unicef está no local, fazendo o possível para atender às necessidades básicas das crianças, mas a única saída para a tragédia que se desenrola na Ucrânia é o fim do conflito”, completou.
*Sob supervisão de Isabelle Resende