Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Especialista explica como evitar ser picado pelo mosquito da dengue

    Brasil registra mais de 2 milhões de casos e quase 900 mortes pela doença

    Da CNN

    A campanha “Juntos Contra a Dengue – Uma ação CNN Brasil”, tem o objetivo de alertar o público sobre os sintomas, como prevenir e tudo o que envolve essa doença que vem trazendo riscos à população. Um levantamento realizado pelo Google a pedido da CNN, mostra os termos mais buscados pelos brasileiros em relação à dengue. Um das principais dúvidas é sobre a prevenção. A equipe da CNN foi às ruas para ouvir a população e essa pergunta também apareceu. Afinal, como evitar a picada do mosquito?

    A doença da dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminado. Isso porque somente a fêmea precisa do consumo de sangue para sobreviver, já que somente ela produz os ovos. Por isso, ela é a responsável por transmitir o vírus da dengue, enquanto o macho se alimenta apenas de néctar e seiva das plantas.

    Para evitar ser picado pelo mosquito, a médica Maura Salaroli, infectologista do Hospital Sírio Libanês, explica que a principal ação é eliminar os criadouros de dengue, “80% dos focos são próximos ao domicílio”.

    “Outra medida importante é o uso dos repelentes. A gente tem repelente com três tipos de princípio ativo: DEET, icaridina e o IR3535. Um outra medida é o uso daquelas redes, dos protetores de mosquitos, principalmente em bebês, porque em menores de seis meses o uso de repelentes é contraindicado”, indica a especialista.

    Proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti

    O mosquito da dengue só deposita seus ovos em água parada e limpa, não necessariamente potável, mas com pouco material orgânico em decomposição.

    Ele põe ovos de preferência em dias com altas temperaturas. Por isso os surtos da doença costumam acontecer no verão.

    O Aedes aegypti escolhe locais úmidos próximos à lâmina d’água, e não diretamente a superfície, permitindo que seus ovos fiquem um ano em um ambiente seco e continuar viáveis, capazes gerar mosquitos adultos quando encontram as condições propícias para eclodir

    Ovos dos outros mosquitos, no entanto, podem ser colocados diretamente em água suja e contaminada.

    Tópicos