Brasil sediará uma das três corridas sprint da temporada de 2022 da Fórmula 1
Circuito de Interlagos será o único a receber o formato pelo segundo ano seguido; FIA também anunciou mudanças na pontuação das provas curtas
O Conselho da Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira (14) que a temporada de 2022 contará com três corridas sprint. As etapas acontecerão nos Grandes Prêmios de Imola, Áustria e Brasil, realizado no Autódromo de Interlagos. Além disso, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou um aumento na distribuição de pontos das corridas curtas.
A partir deste ano, os oito primeiros colocados das sprint contarão com um aumento na pontuação geral. O vencedor da prova vai receber 8 pontos, o segundo colocado 7, e assim por diante até o oitavo lugar, que somará 1 ponto.
Além disso, a pole-position não será mais destinada a quem vencer a corrida curta de sábado, mas sim para o piloto que anotar o tempo mais rápido no treino classificatório de sexta-feira. O grid de largada do GP de domingo ainda será definido pelo resultado da sprint do dia anterior.
As corridas sprint foram introduzidas na temporada da Fórmula 1 do ano passado, e foram realizadas em caráter experimental nos GPs da Inglaterra, Itália e Brasil. Max Verstappen foi o vencedor da primeira edição, enquanto Valtteri Bottas chegou em primeiro nas outras duas. Na primeira versão do formato, apenas os três primeiros colocados recebiam pontos.
O circuito de Interlagos será o único a receber o formato pelo segundo ano seguido.
As sprint são consideradas corridas curtas de classificação de cerca de 100 quilômetros, com duração de 25 a 30 minutos. O resultado da etapa, que é realizada no sábado, determina o grid de largada para a corrida principal de domingo.
Nas corridas sprint, os pilotos não precisam fazer um pit stop e são livres para escolherem o tipo de pneu que vai ser utilizado na prova. Além disso, os primeiros colocados dessa etapa somam pontos extras no campeonato.
Preparativos para a temporada de 2022
A temporada deste ano da Fórmula 1 contará com todos os carros novos projetados para uma revisão radical das regras da categoria. O primeiro Grande Prêmio do ano será realizado no Bahrein, em 20 de março.
A FIA anunciou que tornará obrigatório que todas as pessoas que trabalham no paddock estejam totalmente vacinadas contra a Covid-19, sem isenção, a partir desta temporada.
A obrigatoriedade se aplicará a qualquer pessoa que entrar no paddock – uma área exclusiva onde equipes e pilotos se instalam para um fim de semana de corrida. Isso incluirá todos os pilotos competidores, equipe de hospitalidade, imprensa, a FIA, detentores de direitos comerciais e até convidados famosos.
Relembre imagens do último GP de São Paulo
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”570441″ title_galeria=”Grande Prêmio de São Paulo”/]