Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Caio Junqueira
    Blog

    Caio Junqueira

    Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

    “Ele era respeitado pela sociedade na época”, diz general responsável por nomeação de Rivaldo Barbosa

    Delegado foi preso na mesma operação que deteve os irmãos Brazão, sob suspeita de planejar a morte de Marielle Franco

    O então secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, general Richard Nunes, responsável pela escolha de Rivaldo Barbosa para chefe da Polícia Civil no estado durante a intervenção militar em 2018 disse à CNN na manhã desta segunda-feira (25) que o delegado “era respeitado pela sociedade” na época da nomeação.

    “Eu o chamei pelo histórico de apurações e solução de homicídios que ele tinha. Era muito respeitado por toda a sociedade do Rio de Janeiro na época. Estamos falando de março de 2018. Claro que não tinha as informações que temos hoje em março de 2024, disse Nunes à CNN.

    O general afirmou ainda que ele não foi a única opção. “Ele não foi escolhido a dedo. Havia outros nomes, conversei com outros. Muitos declinavam. Outros tinham algumas questões. Contra Rivaldo não havia nada objetivo e concreto. Ele era altamente reconhecido. Elucidou o caso Amarildo, o caso Patrícia Soares. Era um policial com notoriedade”, disse.

    Questionado sobre a nota de Braga Neto em que atribui a ele a nomeação de Rivaldo, Nunes respondeu: “Em nenhum momento essa responsabilidade foi atribuída a ele. A escolha foi feita por mim. Em nenhum momento eu ia me eximir dessa responsabilidade.”

    Junto com os irmãos Chiquinho Brazão (União-RJ), deputado federal, e Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o delegado foi preso pela Polícia Federal (PF) neste domingo (24) sob a suspeita de ter atuado como mentor do assassinato da então vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.