Oprah Winfrey se emociona ao contar sua jornada para perder peso
Apresentadora reuniu especialistas no assunto em seu especial que foi ao ar na segunda-feira (18)
Já se passaram quase 13 anos desde que o programa “The Oprah Winfrey Show” chegou ao fim, mas para os espectadores de seu especial sobre perda de peso na noite de segunda-feira (18) parecia que o talk show da apresentadora estava de volta.
Em “An Oprah Special: Shame, Blame and the Weight Loss Revolution”, Winfrey faz o que ela provou por 25 temporadas que ela pode fazer melhor do que qualquer outra pessoa: reunir as pessoas e fazê-las conversar – e ouvir – um para o outro.
“Eu queria fazer isso de forma especial para mais de 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos e para mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo que vivem com obesidade”, disse Winfrey ao apresentar o programa. “Talvez seja você ou talvez seja alguém que você ama.”
“Na minha vida, nunca sonhei que estaríamos falando sobre medicamentos que dariam esperança a pessoas, como eu, que lutaram durante anos contra o excesso de peso ou a obesidade”, continuou Winfrey.
“Venho para esta conversa com a esperança de que possamos começar a libertar-nos do estigma, da vergonha e do julgamento – parar de envergonhar outras pessoas por estarem acima do peso ou pela forma como escolhem perder ou não perder peso – e, mais importante, parar de nos envergonhar.”
O programa contou com vários convidados que partilharam as suas experiências pessoais com obesidade e controlw de peso.
Winfrey também compartilhou a dor que sentiu às vezes em sua jornada para perder peso.
“Assumi a vergonha que o mundo me deu. Durante 25 anos, zombar do meu peso foi esporte nacional”, disse ela.
Winfrey descreveu o alívio que sentiu quando finalmente entendeu a obesidade como uma doença.
“Quando eu contar quantas vezes me culpei”, disse Winfrey, engasgando em uma conversa com uma jovem na plateia.
“Você acha que sou inteligente o suficiente para descobrir isso e depois ouvir que o tempo todo é você lutando contra seu cérebro.”
W. Scott Butsch, Diretor de Medicina da Obesidade do Instituto Bariátrico e Metabólico da Clínica Cleveland e Dra. Amanda Velazquez, especialista em obesidade do Cedars-Sinai em Los Angeles, estavam entre os especialistas médicos que participaram do especial.
“Existe um espectro de obesidade. Não é uma doença, são muitos subtipos diferentes de doenças”, disse Butsch. “Não é uma questão de força de vontade.”
Os especialistas médicos abordaram os potenciais efeitos colaterais dos medicamentos para perda de peso e os fatores e riscos que devem ser considerados antes de tomá-los como parte de um plano de cuidados multifacetado.
Winfrey falou sobre o uso de medicamentos para perda de peso como uma “ferramenta” para controlar seu peso, combinado com caminhadas, corrida, treinamento de resistência com pesos e alimentação saudável.
“Não é apenas uma coisa, são várias coisas”, disse Winfrey.
Na conclusão do programa, Winfrey reconheceu as pessoas que podem se sentir “felizes e saudáveis” vivendo em um corpo maior, aquelas que sentem que dieta e exercícios são “a melhor e única maneira” de perder o excesso de peso, e aquelas interessadas em aprender mais sobre como os medicamentos podem ajudar na perda de peso.
“Há espaço para todos os pontos de vista”, disse Winfrey no final do programa. “Vamos parar com a vergonha e a culpa. Não há lugar para isso.”