Casos de febre Oropouche na região norte em 2024 já são três vezes maior que todo ano passado
Ministério da Saúde alerta que sintomas são semelhantes a de outras arboviroses
Na região norte do país, 2.255 casos da febre de Oropouche foram registrados só nos primeiros meses de 2024. O número representa quase três vezes o total de contaminações de todo o ano passado em cinco estados da região: Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
O Amazonas lidera o ranking com mais da metade dos casos, registrando 1953 contaminados de janeiro até esta terça-feira (12).
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta tarde, o Ministério da Saúde alertou sobre o aumento de casos da febre de Oropouche, que também é transmitida por um mosquito e apresenta sintomas semelhantes à dengue e chikungunya.
Durante sua fala, a Secretária da Saúde Ethel Maciel aderiu aos números altíssimos de contaminação às mudanças climáticas, que favorecem a circulação simultânea dos 4 sorotipos de dengue e das arboviroses menos comuns como Oropouche.
Dengue em desaceleração
Durante a mesma coletiva, Ethel Maciel apontou para uma desaceleração dos casos prováveis de dengue.
Segundo os números do Painel de Monitoramento das Arboviroses, o país registra 1.585.385 casos prováveis da doença, com 450 mortes confirmadas e outras 849 mortes estão em investigação pela relação com a doença. O Ministério da Saúde aponta ainda, que dos casos prováveis, 13.112 deles são considerados graves e com sinais de alarme.