Usina nuclear de Fukushima tem vazamento de milhares de litros de água radioativa
Equipamento que trata líquido contaminado foi deixado com válvulas abertas durante manutenção, segundo a Tokyo Electric Power
Água radioativa vazou de um dispositivo que trata água contaminada na usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, disse a Tokyo Electric Power (Tepco) na quarta-feira (7), acrescentando que o ambiente fora da usina não foi afetado.
A concessionária estima que até 5,5 mil litros (tonelada métrica) de água radioativa contendo 22 bilhões de becquerels – unidade de medida para radioatividade – de substâncias radioativas vazaram depois que as válvulas dos equipamentos de tratamento de água foram deixadas abertas durante os trabalhos de manutenção.
A Tepco do Japão divulgou, no mesmo dia, fotos de onde a água radioativa vazou de um dispositivo na usina nuclear. Nenhuma mudança significativa foi detectada nos postos de monitoramento ao redor da usina ou nas leituras do monitor de água nas calhas dentro dela, disse a empresa.
Um enorme terremoto e tsunami em 2011 desencadearam um colapso nuclear em Fukushima – o pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, 25 anos antes, no que era então a Ucrânia Soviética.
(Produzido por Chris Gallagher, Akiko Okamoto, Irene Wang e Angie Teo)