Posse de Cappelli na ABDI será no fim de fevereiro
Antes, o jornalista foi secretário-executivo do Ministério da Justiça, braço-direito do ministro Flávio Dino, interventor na segurança do DF e ministro interino do GSI
A posse de Ricardo Cappelli na Presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) foi marcada para 22 de fevereiro, às 11h.
A ABDI está no guarda-chuva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), sob o comando do vice-presidente, Geraldo Alckmin. E a cerimônia de posse será no Ministério do Planejamento.
Cappelli foi nomeado como novo presidente na última sexta-feira (2). Antes, era secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, na gestão de Flávio Dino, que deixou a pasta para ir ao Supremo Tribunal Federal. O anúncio da nova tarefa entregue a Cappelli no governo foi feito semana passada por Alckmin.
Tarefa essa que é a terceira nomeação à frente de algum órgão no terceiro governo Lula. Em janeiro do ano passado, Cappelli foi nomeado interventor federal na segurança pública do Distrito Federal, após os ataques de 8 de janeiro em Brasília, cargo que ocupou até o fim daquele mês.
Em abril, Ricardo Cappelli foi nomeado ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), quando o general Gonçalves Dias foi exonerado com a revelação pela CNN das imagens do Palácio do Planalto durante o 8 de janeiro.
No encaminhamento ao fim da gestão Dino no MJSP, Cappelli assumiu o comando das operações nacionais, incluindo a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro, em São Paulo e nas fronteiras, além de encabeçar o lançamento do programa Celular Seguro, para bloqueio de aparelhos furtados no Brasil.
Com a chegada do ministro Ricardo Lewandowski na Justiça e Segurança Pública, Cappelli anunciou que não ficaria na pasta e, após negociação para onde iria, o governo decidiu nomeá-lo na ABDI.