Relembre campanha do Corinthians que quase acabou em rebaixamento no Paulistão
Timão flertou com a queda à Série A2 do Paulista em 2004
Vice-lanterna com apenas três pontos em cinco rodadas da primeira fase, o Corinthians volta a flertar com o rebaixamento no Campeonato Paulista exatamente duas décadas depois de ficar muito perto da queda.
O regulamento do Paulistão 2004 era simples, mas curioso. Eram 21 times divididos em dois grupos, um com 11 e outro com dez. O Timão era o então campeão estadual e ficou no Grupo 1, ao lado do São Paulo e mais outros oito clubes.
As equipes jogariam dentro das chaves, com o lanterna de cada uma delas sendo rebaixado à Série A2 do Paulista. Os outros melhores avançariam às quartas de final, com chaveamento olímpico de um grupo contra o outro.
O Corinthians, comandado por Juninho Fonseca, estreou empatando por 2 a 2 com o Atlético Sorocaba, gols de Rogério e Rafael Silva. A primeira vitória alvinegra veio na sequência: 2 a 1 sobre o Rio Branco. Anderson e Adrianinho marcaram para os donos da casa. Thiago Ribeiro descontou para o Tigre da Paulista.
A invencibilidade corintiana persistiu mais um pouco com o empate sem gols com o União Barbarense. A derrocada começou na sequência, com derrota para a Portuguesa. Na quinta rodada, Fabão marcou, garantiu a vitória do São Paulo no Majestoso e instalou a crise no Parque São Jorge.
Em novo confronto paulistano, o Corinthians estreou o técnico Oswaldo de Oliveira vencendo o Juventus, por 3 a 2, com gols de Coelho e Wilson, com Wellington Paulista descontando para o Moleque Travesso. O resultado se mostraria essencial para evitar o rebaixamento.
O Timão apenas perderia no restante do Paulistão ao emendar derrotas para a Ponte Preta (2 a 1), América de São José do Rio Preto (2 a 1) e Portuguesa Santista (1 a 0). Foram apenas oito pontos conquistados, dois a mais do que o Juventus, que acabou rebaixado.
Na última rodada, o Corinthians, inclusive, contou com vitória do São Paulo sobre o Moleque Travesso, por 2 a 1, para evitar o rebaixamento. Grafite marcou ambos os gols tricolores ainda no primeiro tempo, enquanto Terrão descontou na etapa complementar.
No Grupo 2, o rebaixado foi o Oeste, punido com 12 pontos por escalação irregular de jogadores. A final acabou tendo Paulista de Jundiaí e São Caetano, com o clube do ABC Paulista conquistando o título inédito após 5 a 1 no placar agregado.
Enquanto procura substituto para Mano Menezes, o Corinthians volta a campo nesta quarta-feira (7), às 19h30, para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, pela sexta de 12 rodadas.