“O Clone”, “Salve Jorge” e mais: relembre papéis marcantes de Jandira Martini
Nas redes sociais, fãs e internautas lamentaram a morte da atriz aos 78 anos
Aos 78 anos, a atriz Jandira Martini morreu nesta terça-feira (30). O comunicado da morte foi feito nas redes sociais pelo ator e diretor Marcos Caruso, amigo da artista de longa data.
Até o momento, a causa da morte não foi divulgada, assim como as informações sobre velório e enterro. Nas redes sociais, fãs e internautas lamentaram o falecimento.
Carreira artística
Conhecida por atuar em diversas produções marcantes da televisão brasileira, Jandira ganhou seu primeiro destaque na novela “Sassaricando”.
Na obra, que foi ao ar de novembro de 1987 a junho de 1988, ela interpretou Teodora Abdala Varela, uma mulher extravagante e milionária, conhecida por ser uma das três herdeiras das Tecelagens Abdalla.
Por engano, ela acaba morrendo após Leonardo, papel de Diogo Vilela, se casar com Fedora, vivida pela atriz Cristina Pereira, e tentar explodir o jatinho onde acreditava estar a esposa interessada em sua herança.
Abaixo, a CNN separou outros papéis históricos da atriz.
Zoraide – O Clone
Na trama, Zoraide era a governante da casa do tio Ali, papel de Stênio Garcia, e vivia dando conselhos à Jade, a grande protagonista vivida por Giovanna Antonelli.
Aliás, a personagem foi uma das mais populares do folhetim que levou assinatura de Glória Perez ao ser exibido em 2001.
Hoje a grandiosa atriz Jandira Martini nos deixou, nossa eterna Zoraide! Descanse em paz 🤍 pic.twitter.com/IDsUHSaJTL
— Giovanna Antonelli Updates (@gioantoupdates) January 30, 2024
Dona Alma – Uma escola atrapalhada
No filme, a atriz vive a diretora do tradicional colégio Matheus Rose, que passa por diversas dificuldades financeiras e pode ser comprado por uma imobiliária, Dona Alma era conhecida por comandar os estudantes mantendo sempre o pulso firme.
Entre os alunos, há destaque para Tami, papel de Angélica, Carlão, vivido por Supla e Renan, personagem de Selton Mello, além dos integrantes do grupo musical Polegar.
Odaléia – América
Mãe de Sol, papel de Deborah Secco – fruto do primeiro casamento – e de Mari, vivida por Camila Rodrigues, da união com Mariano, personagem de Paulo Goulart, Odaléia era uma mulher que, por já ter sofrido muito no passado, vivia com receios de Sol morar nos Estados Unidos.
Após passar por uma grande decepção amorosa na juventude, ela criou a filha para ter medo do amor, recomendando assim que evitasse se apaixonar.
Vó Farid – Salve Jorge
Em “Salve Jorge”, que foi ao ar de 22 de outubro de 2012 a 18 de maio de 2013, a atriz deu vida a Vó Farid, mãe de Kemal (Ernani Moraes) e Zyan (Domingos Montagner).
Na trama, ela vive uma senhora muito respeitada principalmente por dar ótimos conselhos aos familiares. Às vezes, no entanto, ela costumava sonhar que eles eram personagens do Império Otomano.