Casal de “acumuladores”: operação para retirar lixo de imóvel entra no 3º dia
Aproximadamente 60 toneladas de resíduos já foram removidas do local
A Prefeitura de Araçatuba está no terceiro dia de operação para retirada de lixo e entulho do imóvel de um casal de “acumuladores”, situado no bairro Parque Verde. Já foram retiradas 60 toneladas de resíduos da residência da família. A ação acontece com o aval da Justiça.
O casal que havia sido detido, na última segunda-feira (22), ao apresentar resistência à atuação dos agentes, foi liberado. Eles estão na casa de parentes.
Até o momento, a ação já retirou diversos materiais inutilizáveis do imóvel, como entulho, roupas e alimentos estragados.
No local também havia animais mortos. Foi localizado o cadáver de um cachorro, além inúmeros animais peçonhentos. Os agentes também encontraram ratos, gatos e galinhas.
Cerca de 40 pessoas, entre agentes, guarda municipal, fiscais, operadores de máquinas e caminhões, atuam na residência.
A Secretaria de Assistência Social da cidade acredita que os moradores sofrem do transtorno de acumulação compulsiva, condição que dificulta que um individuo se desfaça de bens.
A Assistência Social verifica se o casal se enquadra em algum programa do governo para receber auxílio. Em paralelo, a Secretária Municipal da Saúde já ofereceu apoio e acompanhamento psicológico aos cidadãos em situação de vulnerabilidade.
Para que o tratamento possa começar, é necessário que eles aceitem. “Esse é um trabalho continuo de contato com os familiares deles também, para ajudar nessa aceitação”, diz a assessoria de imprensa da Prefeitura de Araçatuba.
Veja imagens da operação para retirada de resíduos na casa da família:
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”5874676″ title_galeria=”Acumuladores Araçatuba”/]