Bolsonaro em Roma: ‘Queremos entrar na OCDE’
Presidente brasileiro está na Itália para reunião da Cúpula do G20; secretário-geral diz que Brasil já cumpre normas estabelecidas pelo órgão
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou neste sábado (30), em Roma, na Itália, que o Brasil deseja entrar na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
“Queremos ascensão à OCDE. (…) É difícil, né? Mas pelo que tudo indica, ao invés de um país, a ideia é de seis países simultaneamente adentrarem na OCDE. Facilita, se essa tese for avante, a entrada do país na OCDE”, disse Bolsonaro.
O presidente brasileiro está na Itália para reunião da Cúpula do G20. Em entrevista ao repórter Leandro Magalhães, enviado da CNN à Roma, secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, afirmou que a entrada do Brasil depende do Conselho da organização, mas que país já cumpre as normas estabelecidas pelo órgão.
“O Brasil é um parceiro importante, ele faz parte de vários órgãos da OCDE e cumpre mais de 100 normas”, disse Cormann, que está em Roma para participar da reunião de cúpula do G20.
“O Brasil fez esforços muito grandes para participar”, destacou, “mas faz parte de um processo para decidir quais (países) devem fazer parte”, completou Cormann.