Instagram volta a funcionar após 1h de instabilidade nesta sexta-feira (08)
Novas falhas ocorreram após quatro dias em que houve uma queda global dos serviços do Instagram, WhatsApp, Facebook e Messenger
O Instagram voltou a apresentar falhas nesta sexta-feira (8). Logo após às 15h (horário de Brasília), usuários passaram a relatar dificuldades para acessar a rede social.
A instabilidade do aplicativo, que durou cerca de 1h durante esta tarde, ocorreu após quatro dias em que houve uma queda global dos serviços do Instagram, WhatsApp, Facebook e Messenger, que ficaram cerca de seis horas fora do ar.
Segundo o Downdetector, mais de 35 mil reclamações sobre problemas de funcionamento do aplicativo foram reportadas ao longo da tarde desta sexta-feira. Entre elas, erros em carregamento de fotos, de comentários e de vídeos.
No dia seguinte após a pane, o Facebook afirmou que o ponto central da falha estava nos roteadores de backbone.
Segundo a empresa, o problema ocorreu durante uma manutenção de rotina e que suas ferramentas não interromperam um comando errado. Isso deixou os servidores dos aplicativos sem comunicação com a internet.
Em seu Twitter oficial, o Instagram chegou a confirmar a instabilidade. “Estamos trabalhando o mais rápido possível para corrigi-la”. Por volta das 18h15, a empresa voltou a se pronunciar, mas para informar que “o problema foi resolvido”.
things have been fixed, and everything should be back to normal now. thank you for bearing with us (and for all the memes this week 🙃)
— Instagram Comms (@InstagramComms) October 8, 2021
Procurado pelo CNN Brasil Business, o Instagram reforçou o pedido desculpas aos usuários. “A questão está resolvida e tudo já voltou a funcionar normalmente.”
O Facebook também se pronunciou sobre o ocorrido. ” Pedimos desculpas por qualquer inconveniente”. A companhia confirmou a resolução do problema. “Obrigado novamente por sua paciência esta semana”.
We’re so sorry if you weren’t able to access our products during the last couple of hours. We know how much you depend on us to communicate with one another. We fixed the issue — thanks again for your patience this week.
— Facebook (@Facebook) October 8, 2021