Reino Unido pode estar em recessão após economia encolher no 3º trimestre
Produto Interno Bruto (PIB) contraiu em 0,1% no terceiro trimestre, informou a Agência para Estatísticas Nacionais
A economia do Reino Unido pode estar em recessão, de acordo com dados que mostraram retração entre julho e setembro, logo após o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, ter tomado a rara ação de sugerir que o Banco da Inglaterra poderia cortar a taxa de juros para estimular o crescimento.
O Produto Interno Bruto (PIB) contraiu em 0,1% no terceiro trimestre, informou a Agência para Estatísticas Nacionais.
A agência havia estimado anteriormente que a economia havia estagnado em relação aos três meses anteriores e os economistas consultados pela Reuters esperavam, em sua maioria, outra leitura zero.
Da mesma forma, a estimativa para o PIB do segundo trimestre agora é de estabilidade, um corte em relação à previsão anterior de crescimento de 0,2%.
No entanto, houve alguns sinais mais otimistas sobre a economia em dados separados, também publicados nesta sexta-feira, que mostraram que as vendas no varejo em novembro deram um salto muito maior do que o esperado, aumentando 1,3% em relação a outubro, impulsionadas pelas vendas com desconto.
O aumento nos volumes de vendas no varejo refletiu os grandes descontos durante as promoções da Black Friday. As vendas caíram nos três meses até novembro e ainda estavam abaixo de seus níveis anteriores à pandemia, informou a agência de estatísticas.
O ministro das Finanças, Hunt – cujo Partido Conservador está muito atrás do Partido Trabalhista, de oposição, nas pesquisas de opinião, com uma eleição prevista para o próximo ano – tomou a atitude incomum de comentar as decisões do banco central sobre a taxa de juros.
“Há uma chance razoável de que, se mantivermos o curso em que estamos, se formos capazes de reduzir a inflação, o Banco da Inglaterra poderá decidir que pode começar a reduzir a taxa de juros”, disse Hunt em uma entrevista ao Financial Times publicada na noite de quinta-feira.
O Banco da Inglaterra enfatizou que é prematuro falar sobre o corte, embora a recente desaceleração da inflação no Reino Unido tenha ajudado a alimentar as apostas nos mercados financeiros de que a taxa de juros poderia cair para até 3,75% até o final do próximo ano, em comparação com seu pico atual de 15 anos de 5,25%.
Após os números desta sexta-feira, Hunt divulgou um comunicado dizendo que a perspectiva para a economia não é tão ruim quanto os números sugerem.