Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Estado de São Paulo faz mutirão de vacinação contra a Covid-19 neste sábado

    Todos os 645 municípios paulistas vão participar da iniciativa com o objetivo de avançar na aplicação da segunda dose da vacina

    Lucas Rochada CNN , em São Paulo

    O estado de São Paulo realiza, neste sábado (2), um mutirão de vacinação contra a Covid-19. Chamado de “Dia V”, ele tem como objetivo completar o esquema vacinal da população atrasada e garantir a proteção contra a doença causada pelo novo coronavírus.

    Para a mobilização, mais de cinco mil pontos de vacinação no estado permanecem abertos das 7h às 19h para a aplicação exclusivamente destas doses neste sábado. A iniciativa conta com a participação dos 645 municípios paulistas.

    De acordo com o governo estadual, as prefeituras também poderão aplicar a terceira dose do imunizante contra a Covid-19 nos idosos, de acordo com o calendário vigente, e que já tomaram duas doses em fevereiro ou março.

    Mais de 4 milhões de faltosos

    Segundo estimativas do governo, 4,3 milhões de pessoas não compareceram aos postos de saúde para receber a segunda dose dentro do prazo adequado no estado.

    Com a antecipação de 12 para 8 semanas no intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer, o número de faltosos aumentou em pouco mais de 2 milhões.

    O total de atrasados inclui ainda pouco mais de 1 milhão de pessoas que precisam receber a segunda dose da Coronavac e 1,23 milhão que têm de completar o ciclo da AstraZeneca.

    “Com uma dose só, para as vacinas com esquemas de duas doses, você não está protegido, em especial para a variante Delta que é a predominante hoje no nosso país”, alerta a médica infectologista Rosana Richtmann, do Hospital Emílio Ribas, de São Paulo.

    “As pessoas que acham que já fizeram seu papel e que já estão protegidas com uma dose têm que se conscientizar de que isso não é suficiente para, de fato, amenizar todo o impacto dessa doença”, acrescenta.

    Está previsto para o dia 16 de outubro, daqui a duas semanas, um segundo mutirão da vacinação contra a doença no estado.

    Tópicos