Mais de 140 milhões de crianças perderam 1º dia de aula em 2021, aponta UNICEF
Durante a pandemia, quase 30% dos alunos do Ensino Fundamental não tiveram acesso à aprendizagem remota
Um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) revela que mais de 140 milhões de crianças em todo o mundo perderam o primeiro dia de aula do ano letivo de 2021 por conta da pandemia. O estudo também estima que 29% dos alunos do Ensino Fundamental não puderam compensar a ausência do ensino presencial com a modalidade à distância.
O UNICEF destaca que o fechamento das escolas para 168 milhões de estudantes no ano passado poderá aumentar os índices de abandono escolar e desgaste mental. Os impactos estimados vão desde o atraso na introdução da leitura, escrita e matemática, até a perda de independência e a incapacidade de se adaptar a novas rotinas e desenvolver relacionamentos.
A diretora-executiva do UNICEF, Henrietta Fore, afirmou que o primeiro dia de aula é um momento marcante na vida de uma criança. Mesmo que as aulas estejam em processo de retomada em muitas partes do mundo, milhões de alunos da primeira série ainda aguardam para ver o interior de uma sala de aula há mais de um ano. Fore destacou que o risco de “nunca entrarem em uma sala de aula na vida” é maior para os mais vulneráveis.
Em alguns países, ainda há o medo de que as crianças e adolescentes fiquem mais expostos à violência física, trabalho infantil ou casamentos forçados por conta da falta de acesso à educação. Foram, em média, 79 dias letivos perdidos no mundo devido ao fechamento das escolas em 2020.
O documento apela aos governos para que reabram as escolas o mais rapidamente possível, para retornar com a aprendizagem no formato presencial e destaca que vários alunos estão no segundo ano consecutivo de ausência no ambiente escolar.
*Sob supervisão de Stéfano Salles