Osnei Okumoto, secretário de Saúde do Distrito Federal, é exonerado do cargo
Okumoto foi nomeado de volta na presidência do Hemocentro do DF
O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) exonerou Osnei Okumoto, secretário de Saúde do DF, segundo o publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (27).
De acordo com a publicação, a demissão aconteceu a pedido de Okumoto, que já foi nomeado ao seu antigo cargo na presidência da Fundação Hemocentro de Brasília.
A posição era ocupada previamente pelo agora ex-secretário, que voltou à chefia da Saúde após escândalos de corrupção na pasta emergirem a partir de operações da Polícia Federal.
Okumoto chegou a ser secretário da pasta até 16 de março de 2020, quando pediu demissão e foi sucedido por Francisco Araújo. O sucessor, porém, chegou a ser preso preventivamente após desdobramentos da Operação Falso Negativo, que investigou fraudes em testes para a identificação da Covid-19, e foi afastado do cargo.
O tema também integra a pauta da CPI da Pandemia, que deve ouvir Francisco Araújo em um depoimento marcado para a próxima semana.
No lugar de Okumoto, o governo do DF anunciou que Artur Felipe Siqueira de Brito assumirá interinamente a pasta a partir desta sexta.