Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Facebook permite bloqueio de contas com um clique no Afeganistão

    Chefe de políticas de segurança do Facebook afirmou que ferramenta visa a segurança de usuários no país; lista de amigos deixa de aparecer temporariamente

    Camila Neumamda CNN , São Paulo

    O Facebook criou novos recursos de segurança para usuários da rede social no Afeganistão. O principal deles permite que com apenas um clique, pessoas bloqueiem suas contas imediatamente. Outra mudança envolve a remoção temporária da visualização e pesquisa de lista de “Amigos” para contas do Facebook no país.

    O objetivo das mudanças é “ajudar a proteger as pessoas de serem alvos”, disse Nathaniel Gleicher, chefe de políticas de segurança do Facebook, em seu Twitter.

    “Quando o perfil está bloqueado, as pessoas que não são seus amigos não podem fazer o download ou compartilhar a foto do perfil ou ver as postagens em sua linha do tempo”, escreveu Gleicher.

    Segundo o executivo, a mudança ocorreu depois do feedback de ativistas, jornalistas e grupos da sociedade civil. O Facebook também incluiu links com guias de segurança on-line para jornalistas e ativistas. O Talibã retomou o poder no país depois de 20 anos e, desde então, o país vive uma crise institucional, com muitos residentes querendo deixar o país.

    “Como tantos outros, muitos de nós no Facebook temos assistido aos trágicos acontecimentos que estão ocorrendo no Afeganistão. Meus pensamentos vão para todos no terreno e todos que tentam ajudar no desenrolar desses eventos”, escreveu Gleicher.

    “Embora tenhamos que ser cuidadosos para evitar denunciar malfeitores, aqui estão algumas medidas de segurança que implementamos para que as pessoas no país protejam suas contas”, continuou.

    Gleicher disse que a empresa também criou mecanismos de segurança no Instagram. No Afeganistão, a rede social contará com alertas em pop-up com etapas específicas sobre como proteger sua conta.

     

    Tópicos