Fernando Molica: TSE e STF perderam a paciência com o presidente Jair Bolsonaro
No quadro Liberdade de Opinião, jornalista analisou postagem da Corte em redes sociais rebatendo acusações do presidente sobre ações na pandemia
No quadro Liberdade de Opinião desta quinta-feira (29), o jornalista Fernando Molica repercutiu a publicação do Supremo Tribunal Federal (STF), que rebateu acusações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que a Corte teria proibido o governo federal de agir na pandemia de Covid-19.
“O STF não proibiu o governo federal de agir na pandemia! Uma mentira contada mil vezes não vira verdade”, diz a postagem em redes sociais. Junto com o texto foi publicado um vídeo com verdades e mentiras sobre ações do STF na pandemia.
“Tudo indica que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF) perderam a paciência com o presidente Jair Bolsonaro. Por mais esclarecimentos que sejam feitos, as decisões do TSE e do STF são públicas, está tudo escrito — basta ler. Mas o presidente continua nessa ideia”, disse Molica.
Na avaliação do jornalista, Bolsonaro usa uma estratégia “comum em momentos excepcionais da história” de fomentar a desconfiança dos cidadãos em relação ao poder e instituições democráticas.
“Em alguns momentos históricos, políticos, de modo geral com tendências autoritárias, procuram manipular esse sentimento, dizendo olha só ‘os políticos estão roubando’ — como se esses políticos não fossem políticos.”
“O presidente fica dizendo que se ele estivesse no comando da pandemia não haveria tantos mortos. Mas ele nunca disse qual seria o plano dele, nunca disse o que teria feito sem a decisão do Supremo. Quando vemos o que ele efetivamente propôs e implantou, o número de mortes seria muito maior.”
O Liberdade de Opinião tem a participação de Fernando Molica e Alexandre Garcia. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.
As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.
Publicado por Evandro Furoni