Olimpíadas 2020 dia #5: Surfe estreia com Medina e Ítalo favoritos ao ouro
Quinto dia de competição tem ainda a estreia do skate e o Brasil em campo de novo no futebol masculino; Dream Team também joga hoje
O quinto dia das Olimpíadas de Tóquio terá a estreia do surfe e do skate como modalidades olímpicas, e em ambos o Brasil está entre os principais candidatos à medalha.
No surfe masculino, as ondas de Tsurigasaki, praia localizada a cerca de 100 quilômetros de Tóquio, receberão Gabriel Medina, dono de dois títulos mundiais, em 2014 e 2018, e Ítalo Ferreira, atual campeão mundial.
Integrantes da geração conhecida como Brazilian Storm, que fez do surfe brasileiro uma potência, os dois chegaram ao Japão como favoritos ao ouro. Há quem aposte que eles possam reeditar a disputa que protagonizaram na última prova do circuito mundial de surfe de 2019, embate vencido por Ítalo.
Entre as mulheres, Silvana Lima, mais importante surfista brasileira na história, duas vezes vice-campeã mundial, tem a companhia na competição de Tatiana Weston-Webb, brasileira radicada no Havaí antes de completar um ano de vida. As duas chegam ao Japão com chance de medalha.
A primeira rodada do surfe masculino começa hoje (24), a partir das 19h; a disputa no feminino começa às 22h20.
Nas rodinhas
Outro esporte radical que se inscreve hoje na história olímpica é o skate, que começa com a competição da categoria street, às 21h. O Brasil tem vários candidatos à medalha, tanto no feminino, como no masculino; Kelvin Hoefler é um que entra na pista com esse status.
Se o prognóstico se confirmar, há grandes chances de Kelvin ficar com a honra de conquistar a primeira medalha brasileira nos Jogos. A torcida (e também a expectativa) é pelo ouro.
Competindo na mesma categoria estarão Felipe Gustavo e Giovanni Viana, 17º e 19º lugares no ranking mundial da modalidade. Ambos têm bons resultados recentes e também sonham com medalha.
Vale a classificação
Na segunda rodada do futebol masculino, a seleção brasileira encara a Costa do Marfim em um duelo que vale a liderança do Grupo D — as duas equipes venceram seus jogos de estreia. Após superar a Alemanha por 4 a 2 no primeiro jogo, com três gols do atacante Richarlison, a equipe do técnico André Jardine continua sua jornada em busca da segunda medalha de ouro nos Jogos.
O domingo olímpico também marca a estreia de outra estrela dos Jogos de Tóquio: Simone Biles, a ginasta mais condecorada da história dos Estados Unidos, com um total de 30 medalhas em Mundiais e Olimpíadas. Grande destaque do time americano que participará da qualificatória a partir das 3h10 (horário de Brasília), ela tenta chegar às finais do individual geral, solo, salto, barras assimétricas e trave, além da disputa por equipes.
A hora do show
O Dream Team estreia na manhã deste domingo (25), com um elenco cansado, lidando com desfalques, mas carregando esse apelido pesadíssimo criado em 1992 para a maior equipe de basquete da história. Como o time de 2021 chega? É possível estar à altura do apelido?
O jogo dos americanos é às 9h, contra a França, e, ao que tudo indica, a equipe que tem como maior astro Kevin Durant poderá mostrar em Tóquio uma face falível e humana, bem diferente da fantasia de sonho que vende.
A chance de serem surpreendidos existe, e é com essa curiosidade que a comunidade do basquete aguarda a estreia dos norte-americanos.
Aqui tem Brasil
19h – Surfe masculino: Gabriel Medina e Italo Ferreira
21h – Skate street masculino: Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoeffler
22h30 – Surfe feminino: Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima
23h – Vôlei de praia: Evandro/Bruno Schmidt x Chile
23h – Handebol feminino: Brasil x Rússia
23h14 – Judô: Daniel Cargnin x Egito
23h40 – Remo: Skiff masculino
23h49 – Judô: Larissa Pimenta x Polônia
01h02 – Tae kwon do: Edival Marques x Turquia
01h47 – Canoagem slalom: K1 Feminino: Ana Sátila
2h – Tênis de mesa masculino
2h – Tênis de mesa feminino
2h35 – Vela: Laser masculino: Robert Scheidt
3h05 – Vela: RS X feminino: Patricia Freitas
5h – Hipismo adestramento: João Victor Marcari Oliva
5h30 – Futebol: Brasil x Costa do Marfim
7h06 – Boxe: Wanderson Oliveira x Refugiado
7h22 – Natação: 200m livre masculino: Fernando Scheffer, Breno Correia
8h19 – Natação:100m costas masculino: Guilherme Basseto, Guilherme Guido
8h20 – Ginástica: Qualificatório feminino: Rebeca Andrade e Flavia Saraiva
9h10 – Natação: 4×100 m masculino
9h45 – Vôlei feminino: Brasil x Coreia do Sul
Aqui tem medalha
22h30 – Natação: 100m borboleta feminino
23h12 – Natação: 100m peito masculino
23h20 – Natação: 400m livre feminino
0h25 – Skate street masculino
1h – Ciclismo de estrada feminino
3h – Saltos ornamentais: Trampolim 3m sincronizado feminino
3h30 – Tiro esportivo: Carabina de ar 10m – Masculino
3h50 – Levantamento de peso até 61kg masculino
4h40 – Tiro com arco por equipes feminino
6h40 – Judô até 52kg feminino
7h10 – Judô até 66kg masculino
7h50 – Levantamento de peso até 67kg masculino
8h45 – Esgrima: Florete individual feminino
9h15 – Esgrima: Espada individual feminino
9h30 – Tae kwon do até 57kg feminino
9h45 – Tae kwon do até 68kg masculino