Chile espera iniciar vacinação contra a Covid-19 na próxima semana
Presidente chileno, Sebastián Piñera, espera ter vacinas da Pfizer disponíveis no país antes do fina de dezembro
Doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer Inc podem começar a ser aplicadas no Chile já na próxima semana, com a primeira rodada de injeções sendo distribuída para profissionais de saúde, disse o presidente Sebastián Piñera neste domingo (20).
Leia também:
OMS: Nova variante da Covid-19 foi detectada na Dinamarca, Holanda e Austrália
O regulador de saúde chileno informou na quarta-feira que aprovou o uso emergencial da vacina. No mesmo dia, Piñera afirmou que o laboratório havia confirmado que enviaria as primeiras 20 mil doses antes do final do mês.
“Esperamos começar o processo de vacinação no Chile na próxima semana. E vamos começar com as pessoas que estiveram na linha de frente, em unidades de cuidados intensivos, cuidando de pacientes críticos”, disse o presidente em declarações na televisão.
Depois dos profissionais de saúde, o plano de vacinação do país prevê que as vacinas sejam disponibilizadas para outros trabalhadores essenciais, a seguir os idosos e outros grupos de alta prioridade.
“Vamos trabalhar para que antes do final do primeiro semestre do próximo ano possamos vacinar o grosso da população-alvo” de 15 milhões de pessoas, de uma população total de mais de 18 milhões, disse Pinera.
“Peço a vocês que se vacinem”, enfatizou o presidente.
Até domingo, o Chile havia notificado 585.545 casos de coronavírus e um total de 16.154 mortes.