Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Israel diz que divulgará mais evidências para provar que não foi responsável por explosão no hospital de Gaza, diz porta-voz à CNN

    Tenente-coronel disse que será divulgada uma conversa interceptada entre militantes palestinos sobre falha em foguete

    Heather Lawda CNN , Atlanta (EUA)

    Israel divulgará evidências adicionais para provar que não foi responsável pela explosão no hospital em Gaza que deixou centenas de mortos, disse o tenente-coronel Jonathan Conricus, porta-voz das Forças de Defesa de Israel, à CNN na noite de terça-feira.

    Israel já divulgou imagens capturadas por um drone para a mídia internacional, disse Conricus, e eles planejam divulgar informações adicionais de uma conversa interceptada entre militantes palestinos em que eles dão a entender que houve falha em foguete.

    Conricus acrescentou que as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) analisaram seus próprios sistemas para confirmar que não atiraram naquele local e que não houve falha de tiro de Israel.

    Conricus disse que uma investigação sobre a explosão revelou que a Jihad Islâmica disparou uma série de foguetes em direção ao norte ou centro de Israel, e pelo menos um deles falhou, caiu no chão e explodiu.

    Conricus também refutou as alegações de que a explosão poderia ter sido o resultado de uma interceptação de cúpula de ferro que fez o foguete explodir e pousar, dizendo que isso “também foi categoricamente negado”. “Não é esse o caso e não interceptamos foguetes sobre Gaza”, afirmou.

    “Confirmamos, e toda a nossa cadeia de comando está por trás disso, que este não foi um ataque das IDF. Foi um foguete da Jihad Islâmica que falhou, pousou e provavelmente causou a explosão”, disse ele.

    Israel já informou autoridades militares dos EUA sobre isso antes da visita do presidente dos EUA, Joe Biden, a Israel na quarta-feira, disse Conricus.

    Tópicos