Reino Unido pausa atualização diária de mortes por Covid-19 para fazer revisão
Segundo o governo britânico, a falta de corte entre a data dos testes e a data das mortes poderia "distorcer" o total de mortes diárias
A atualização diária de mortes por Covid-19 feita pelo governo do Reino Unido foi “pausada” pelo Departamento de Saúde, depois que o secretário de Saúde, Matt Hancock, pediu na sexta-feira (17) uma “revisão urgente” sobre a contagem dos óbitos no país.
“Atualmente, a média diária de mortes contabiliza todas as pessoas que testaram positivo para o coronavírus e morreram desde então, sem corte entre o momento do teste e a data da morte”, informou uma atualização publicada no site do Departamento na sexta.
“A falta deste corte poderia distorcer o número atual de mortes diárias”, disse a atualização.
Leia também:
No Reino Unido, pubs se reinventam para sobreviver à pandemia de Covid-19
No entanto, o governo inglês continuará publicando as atualizações diárias em seu site enquanto a revisão for realizada e, caso necessário, fará mudanças após a conclusão da investigação, disse um porta-voz à CNN.
De acordo com o governo, das 40.528 mortes por Covid-19 relatadas até 15 de julho na Inglaterra, aproximadamente 90% delas ocorreram dentro de 28 dias após o diagnóstico positivo para a doença.
Essa contagem deixa de fora aproximadamente 4.149 óbitos que ocorreram mais de 28 dias após o resultado positivo — com 47% dessas mortes tendo Covid-19 como causa principal dos óbitos.
(Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês)