Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Por ‘recesso branco’, Alcolumbre só convocará comissão da tributária em agosto

    'Recesso branco' é como parlamentares chamam um período sem votações fora do recesso oficial

    Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP)
    Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP) Foto: Pedro França - 26.mai.2020/Agência Senado

    Igor Gadelhada CNN

    O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-SP), receberá a proposta de reforma tributária do governo nesta terça-feira (21), mas só convocará a comissão especial mista do Congresso para debater o tema no início de agosto. 

    Isso porque Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pretendem estabelecer um “recesso branco” na próxima semana, como parlamentares chamam um período sem votações fora do recesso oficial.

    Segundo líderes partidários ligados a Maia e Alcolumbre, o recesso foi prometido para que deputados e senadores possam focar nas articulações para as eleições municipais em seus estados.

    Leia também:
    Alcolumbre sinaliza com novo adiamento de sessão de vetos
    Governo pretende enviar novo imposto até 15 de agosto

    A promessa desse “recesso branco” também explica a irredutibilidade do presidente da Câmara em não adiar a votação da PEC do novo Fundeb para a próxima semana, como queria o Palácio do Planalto. 

    A fase de debates da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no plenário da Câmara já começou na noite desta segunda-feira (20). Maia já avisou aos líderes que pretende começar a votação de fato ainda nesta terça-feira (21).

    Em outros anos, o Congresso costumava estar em recesso oficial em julho. Este ano, porém, Alcolumbre suspendeu o recesso, em razão da pandemia do novo coronavírus.