Queda da produção no setor automotivo causa efeito em cadeia em outros setores
Na comparação com o mês de março, abril de 2020 viu a produção automotiva cair 88,5%
A produção automotiva é uma das que mais envolve outros setores produtivos em sua cadeia. Por conta da pandemia, fábricas tiveram que fechar, férias coletivas foram anunciadas e a demanda caiu. O resultado é que a indústria automotiva despencou e levou consigo outros setores.
Na comparação com o mês de março, abril de 2020 viu a produção automotiva cair 88,5%, e junto dela, quedas de 28,8% na metalurgia, 25,8% nos produtos de borracha e 30,8% no setor de máquinas e equipamentos.
Leia também
Selic a 2,25% não é um limite que não podemos cruzar, diz diretor do BC
Avanço da tecnologia vai impedir que queda do PIB seja maior, diz Ilan Goldfajn
“Ajudou para a queda o colapso da produção de veículos. Este período que estamos passando irá contribuir para termos uma queda profunda na produção industrial em 2020,” disse Rafael Cagni, economista do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial.
Já a produção industrial brasileira em geral, registrou queda de 18,8% em abril na comparação com o mês anterior, refletindo os impactos do isolamento social iniciado em meados de março. As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (03) pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o instituto, esta é a queda mais intensa da indústria desde o início da série histórica, em 2002, e o segundo resultado negativo consecutivo, acumulando uma perda de 26,1% no período.
(Edição: André Rigue)