Uma carta, a Turquia e a Covid-19: mercado está desconfiado do futuro do país
Neste episódio do Abertura de Mercado, André Jankavski fala sobre os efeitos da carta dos empresários criticando a gestão do governo no combate à Covid-19
As críticas em carta aberta vinda de vários setores da iniciativa privada, e também de ex-ministros e ex-presidentes do Banco Central, teve um forte impacto em Brasília. Após a liberação do texto, o ministro da Economia Paulo Guedes fez um declaração pública na qual ele frisou a importância de acelerar a vacinação no Brasil, principalmente para o mercado de trabalho informal que depende de estarem nas ruas para trazer seu sustento.
Neste episódio do Abertura de Mercado, André Jankavski também fala sobre as preocupações de especialistas com o valor do novo auxílio emergencial e também sobre o choque gerado pelo presidente da Turquia, Recep Erdogan, ao decidir substituir o presidente do Banco Central. Esse ato afetou várias economias emergentes.
Para ajudar a entender como que as decisões de Erdogan tiveram tanto impacto, recebemos Filipe Villegas, que é estrategista da Genial Investimentos.
Ouça também mais detalhes sobre a carta elaborada por economistas, banqueiros e analistas, que gerou muito o que falar, e as fortes críticas do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, às pessoas que ainda adotam medidas negacionistas em relação à pandemia.