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    Queda nas vendas do varejo de SP foi superior a 67% em maio, diz ACSP

    Apesar o recuo expressivo na relação anual, houve alta sazonal de 5%, puxada pelo Dia das Mães, na comparação com abril

    De acordo com dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as medidas restritivas de isolamento social derrubaram fortemente as vendas do varejo não-essencial na capital paulista. Em maio, a média no movimento do comércio paulistano caiu mais de 67% na comparação com o mesmo mês de 2019.

    Pelo levantamento, o sistema de vendas a prazo teve queda de 57,5% no período. Já às vendas à vista registraram recuo ainda mais expressivo, de 76,4%. Na comparação com abril, o resultado foi positivo, com alta média de 5%, sendo 7,6% no movimento de vendas a prazo, e 2,4% no de vendas à vista. A alta sazonal mostra que o desempenho do Dia das Mães foi um pouco melhor que o da Páscoa.

    Mas na comparação com maio de 2019, a queda foi brutal. Segundo Marcel Solimeo, economista da ACSP, o resultados se deve ao fechamento das lojas, que atrapalhou as vendas em datas promocionais. 

    “Agora, com o início da flexibilização, as lojas estão tentando pôr a cabeça para fora para faturar um pouco no Dia dos Namorados”, afirma. “Mas, no ritmo que está, com o aumento do desemprego e a queda na renda, talvez nem isso.” 

    O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços. 

    (Com Agência Estado)

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