Opine: é melhor previdência privada ou fundo de investimento para aposentadoria?
Veja as opiniões de Simone Pasianotto, economista-chefe da REAG Investimentos, e Natália Valialpando, gerente de previdência da Icatu Seguros
Pensar no futuro da família é, cada vez mais, uma preocupação para quem quer investir seu capital. Afinal, o investidor quer garantir uma aposentadoria robusta, sem depender do governo. Nesse caso, qual é a melhor opção: previdência privada ou fundos de investimento?
Veja as opiniões de Simone Pasianotto, economista-chefe da REAG Investimentos, e Natália Valialpando, gerente de previdência da Icatu Seguros, no programa “O Grande Debate — Investimentos” e diga se você concorda ou discorda delas.
Os fundos de previdência permitem planejar o futuro e contam com incentivos fiscais. A indústria está extremamente diversificada.
Natália Valialpando, gerente de previdência da Icatu Seguros
O fundo de previdência mais atrativo vai pagar 10% de imposto de renda, enquanto o fundo de investimento paga, no mínimo, 15%. Mas o fundo ganha em rentabilidade, e isso mais do que compensa o benefício tributário.
Simone Pasianotto, economista-chefe da REAG Investimentos
em ações e até 100% em ações no caso de investidores qualificados. Outra vantagem é a portabilidade: você pode transferir de um fundo para outro sem pagar imposto.”]
”Natália
Eu fiz um estudo em 2019 que mostrava que os fundos de previdência rendiam o mesmo que a inflação ou um pouquinho menos. Por isso, acho que falta um pouco de agilidade da indústria de fundos previdenciários a essa realidade insana da economia brasileira.
Simone Pasianotto, economista-chefe da REAG Investimentos
(Texto publicado por Natália Flach)