Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fila de espera por leitos de UTI no RJ é o triplo do número de vagas disponíveis

    Estado tem 658 pessoas aguardando vaga na terapia intensiva

    Elis Barreto*, da CNN, no Rio de Janeiro

     O estado do Rio de Janeiro tem três vezes mais pacientes aguardando um leito em UTI do que vagas disponíveis para internação. Segundo dados do Painel Covid-19, o estado tem nesta segunda-feira (5) 218 leitos disponíveis em unidades de terapia intensiva. No entanto, o número de pacientes na fila de espera é de 682, mais que o triplo de vagas.

    O estado registra mais de 658 mil casos confirmados da doença, com 37.687 óbitos mortes desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 5,7%, o dobro da média nacional.

    A capital fluminense reflete a situação do estado. No domingo de Páscoa (4), a cidade bateu recorde de pessoas internadas simultaneamente em leitos de terapia intensiva. São 731 pacientes, superando o número registrado no sábado (3), 717, o maior até então. A taxa de ocupação no município é de 91% para enfermaria e de 93% em UTI. 

    O Rio de Janeiro fechou no sábado a semana epidemiológica mais letal da pandemia. No dia que fecha a contagem, o estado alcançou recorde de mortes pela doença registradas em 24 horas: 441. De domingo a sábado, foram 1.603 óbitos provocados pela Covid-19 nos 92 municípios. 

    O total de mortes registradas no estado supera o pico da pandemia, na última semana de maio, quando 1.372 vidas foram perdidas para a doença em todo o território fluminense.

    (*Sob supervisão de Stéfano Salles)

    Leitos de UTI no Hospital Ronaldo Gazzola, na zona norte do Rio de Janeiro
    Leitos de UTI no Hospital Ronaldo Gazzola, na zona norte do Rio de Janeiro, durante pandemia da Covid-19
    Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo (10.mar.2021)

    Tópicos