Fila de espera por leitos de UTI no RJ é o triplo do número de vagas disponíveis
Estado tem 658 pessoas aguardando vaga na terapia intensiva
O estado do Rio de Janeiro tem três vezes mais pacientes aguardando um leito em UTI do que vagas disponíveis para internação. Segundo dados do Painel Covid-19, o estado tem nesta segunda-feira (5) 218 leitos disponíveis em unidades de terapia intensiva. No entanto, o número de pacientes na fila de espera é de 682, mais que o triplo de vagas.
O estado registra mais de 658 mil casos confirmados da doença, com 37.687 óbitos mortes desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 5,7%, o dobro da média nacional.
A capital fluminense reflete a situação do estado. No domingo de Páscoa (4), a cidade bateu recorde de pessoas internadas simultaneamente em leitos de terapia intensiva. São 731 pacientes, superando o número registrado no sábado (3), 717, o maior até então. A taxa de ocupação no município é de 91% para enfermaria e de 93% em UTI.
O Rio de Janeiro fechou no sábado a semana epidemiológica mais letal da pandemia. No dia que fecha a contagem, o estado alcançou recorde de mortes pela doença registradas em 24 horas: 441. De domingo a sábado, foram 1.603 óbitos provocados pela Covid-19 nos 92 municípios.
O total de mortes registradas no estado supera o pico da pandemia, na última semana de maio, quando 1.372 vidas foram perdidas para a doença em todo o território fluminense.
(*Sob supervisão de Stéfano Salles)