São Paulo abre 5 postos drive-thru para vacinar idosos; veja endereços
Aumento no número de pontos de vacinação pode ajudar a imunizar mais grupos prioritários
A cidade de São Paulo contará, a partir desta segunda-feira (8), com cinco postos de drive-thru para imunizar os idosos com 90 anos ou mais contra a Covid-19. A decisão foi anunciada na quarta-feira (3) pelo governo do estado.
Os postos foram alocados em grandes espaços localizados em diferentes pontos da cidade. O horário de funcionamento será de 8h às 17h.
Confira os locais e endereços:
Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, Pacaembu – Coordenadoria de Saúde das zonas central e oeste
Estádio Neo Química Arena (Corinthians) – av. Miguel Ignácio Curi, 111, Artur Alvim – Coordenadoria de Saúde da zona leste
Autódromo de Interlagos – r. Jacinto Júlio, portão EHN, Cidade Dutra – Coordenadoria de Saúde da zona sul
Anhembi – entrada da r. Olavo Fontoura, portão 38, Santana – Coordenadoria de Saúde da zona norte
Igreja Boas Novas – r. Marechal Malet, 535, Vila Prudente – Coordenadoria de Saúde da zona sudeste.
Além desses pontos, haverá mais 472 postos para vacinação na cidade, em 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em 4 Centros-Escola, em operação das 7h às 19h (clique aqui para consultar a unidade mais próxima).
Antecipação do calendário
A abertura dos novos postos de vacinação pode contribuir para acelerar a imunização de mais grupos prioritários. Em entrevista à CNN, o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, falou sobre a negociação que a capital está tendo com o governo do Estado para tentar antecipar a vacinação dos idosos entre 85 e 90 anos.
Segunde ele, a pedido do prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), será possível antecipar a vacinação dos idosos com mais de 90 anos. “Foi um grande sucesso: 16.360 idosos se vacinaram em dois dias de um universo de 32.800. Com isso, a vacinação prevista para os idosos entre 85 e 90 previstas para 15 de fevereiro, nós estamos discutindo com o governo do Estado a possibilidade de anteciparmos esta vacinação”.
“Nós estamos no processo final de vacinação dos profissionais de saúde na cidade. Inclusive, na próxima terça-feira (9), a gente inicia a vacinação de profissionais de saúde autônomos, aqueles que têm consultórios particulares, com mais de 60 anos”, disse.
Mesmo com vacina, idoso tem de se cuidar
À CNN, Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização de São Paulo, lembrou que mesmo com a primeira dose da vacina, o idoso deve continuar utilizando máscara, mantendo o distanciamento social e higienizando bem as mãos.
“Daqui a 28 dias eles receberão a segunda dose da vacina. Pedimos para os familiares usarem o site vacinaja.sp.gov.br para que eles possam fazer o pré-cadastro e, com isso, evitar com que os idosos fiquem muito tempo no drive-thru ou até mesmo nas unidades básicas de saúde.”