Medidas restritivas são prorrogadas no Rio até 10 de maio
Limitação de horário para bares e proibição das praias aos fins de semana continuam
Em decreto publicado nesta sexta-feira (30), a Prefeitura do Rio de Janeiro prorroga as medidas restritivas de combate à Covid-19 até o dia 10 de maio. Continua proibida a permanência na areia das praias e em cachoeiras aos fins de semana e feriados. Bares, restaurantes e quiosques da orla também seguem com restrição de horário para receber clientes – até as 22h. Após 23h, apenas drive-thru e take away estão permitidos.
A limitação até as 22h se estende a shoppings, centros comerciais, museus, cinemas, teatros, zoológico e aquário. Eles devem respeitar lotação máxima de 40% para locais fechados e 60% para abertos.
A prefeitura manteve várias proibições, além da permanência e comércio na areia da praia aos feriados e finais de semana. As áreas de lazer das avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica, que funcionavam aos domingos, vão continuar fechadas. Estão vetados o funcionamento de boates e casas de espetáculo e a realização de shows, festas e rodas de samba. Também seguem proibidas a permanência das pessoas nas vias entre 23h e 5h e a entrada de ônibus e demais veículos de fretamento na cidade.
A prefeitura ainda manteve a liberação para o funcionamento de creches, escolas e outros estabelecimentos de ensino. Quem for flagrado em desrespeito às regras pode ser multado em R$ 562,42.
A cidade do Rio de Janeiro soma 258.038 casos confirmados de Covid-19 e 23.710 mortes causadas pela doença. Atualmente, 94% dos leitos de UTI estão ocupados na cidade, que possui 1.371 pessoas hospitalizadas, infectadas pelo coronavírus, em toda a rede pública. No início da manhã desta sexta-feira, 24 pessoas estavam na fila por vagas, tanto de enfermaria quanto de terapia intensiva.