Apuração dos votos das eleições nos EUA, autonomia do BC e mais de 4 de novembro
As principais notícias da manhã desta quarta-feira (4)
A apuração dos votos das eleições nos Estados Unidos e a aprovação do projeto de lei que garante autonomia do Banco Central são alguns dos destaques da manhã desta quarta-feira, 4 de novembro.
Eleições nos EUA
O dia deve ser de muita expectativa em torno da apuração da eleição presidencial dos Estados Unidos. O vencedor precisa de 270 votos no colégio eleitoral. Enquanto o democrata Joe Biden declarou que “caminha para vencer a eleição”, o atual presidente Donald Trump afirmou, sem provas, que estão tentando “roubar” a disputa.
Mariana Ferrer
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai analisar a conduta do juiz e do promotor que atuaram no caso do estupro da influencer Mariana Ferrer. No julgamento, o empresário André de Camargo Aranha foi absolvido pelo crime. Na avaliação do juiz, o réu não sabia que a influenciadora não estava em condições de resistir, e que por isso ele não poderia ser condenado.
Esquema de rachadinhas
O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) e o ex-assessor Fabrício Queiroz pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. A denúncia envolve outras 15 pessoas e é sobre o esquema das rachadinhas, na época em que Flávio era deputado estadual no Rio.
Banco Central
O Senado aprovou o projeto de lei que garante autonomia ao Banco Central no Brasil. A proposta prevê que o presidente e diretores do banco tenham mandatos de quatro anos, com reeleição, sendo intercalados com o mandato do presidente da República.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a prefeitura liberou a permanência de banhistas na faixa de areia das praias. Escolas, eventos em escolas de samba, pistas de dança e self-service em restaurantes também foram liberados. Segundo a prefeitura, a cidade entrou na última etapa do plano de flexibilização.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
(Edição: André Rigue)