Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Astrônomo explica como ver cometa Neowise passando pelo céu brasileiro

    Fenômeno poderá ser visto até o fim da semana

     

    O cometa Neowise, descoberto pela Nasa em 27 de março, já foi visto por alguns brasileiros a olho nu na quarta-feira (22). Alguns moradores das regiões Sudeste e Centro-Oeste já viram fenômeno com maior nitidez. Na região Sul, ele estará disponível a partir do dia 26.

    Nas regiões Norte e Nordeste, ele aparecerá melhor do que no Sudeste, que, por sua vez, terá uma visão mais nítida de quem mora no Sul. 

    Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (23), Eder Canalle, astrônomo da USP afirmou conseguir ver um cometa a olho nu é extremamente raro e explicou como as pessoas poderão ver o fenômeno.

    “Será preciso olhar para o ponto em que o Sol está se pondo e direcionar os olhos um pouco para a direita. É um fenômeno muito lindo de se ver a olho nu”, explicou.

    Leia também:
    Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista nesta terça-feira
    Meteoro brilhante é visto no céu do Nordeste; veja o vídeo

    É a ação solar que permite que os cometas sejam vistos. Como são compostos por um núcleo de gelo, o calor do Sol provoca a sublimação desse material, transformando-o de sólido em gasoso. O gás que sobe pela superfície do corpo dá a visão do brilho que risca o céu em sua passagem. Quanto mais longe do Sol, menos partes são desprendidas e menos visível ele fica.

    O Neowise recebeu o mesmo nome do telescópio espacial, lançado pela Nasa em 2009, que o descobriu em março. A partir daí, estimou-se que ele tem uma órbita de aproximadamente 6.800 anos – ou seja, esse é o tempo que ele demora para dar uma volta completa em torno do Sol.

    Isso significa que a próxima “passagem” do Neowise pela Terra, depois da atual, é calculada pelos astrônomos para daqui a 6.800 anos.

    (Edição: Leonardo Lellis)

    Tópicos