Testemunha diz a PF que viu raio cair no dia do apagão no Amapá
Polícia Federal diz que empresa operava com transformadores a menos
Uma testemunha ouvida pela Polícia Federal na investigação sobre as causas do apagão no Amapá afirma ter visto um raio cair no dia que o blecaute aconteceu, segundo apurou a CNN.
Trata-se de um vigia da subestação controlada pela LMTE (Linhas de Macapá Transmissora de Energia). De acordo com o relato de investigadores, ele era o único presente no momento da pane.
A apuração sobre o que provocou o apagão avançou. Todos os funcionários da empresa que trabalhavam no dia da pane já foram ouvidos pelos investigadores.
Assista e leia também:
Governo aumenta IOF para cobrir isenção de conta de luz no Amapá
Governo autoriza antecipação de benefícios para moradores do Amapá
A PF também já confirmou que a subestação de energia estava funcionando somente com dois transformadores no início de novembro, quando o blecaute começou no Amapá.
A LMTE deveria garantir o funcionamento de ao menos três transformadores no local, mas um dos equipamentos estava com defeito desde dezembro de 2019.
Ainda segundo o relato dos investigadores, a descrição sobre a ocorrência do raio não descarta outras frentes de apuração. A perícia é vista como fundamental para que o caso avance e para a elaboração do relatório final por parte da PF.
(Publicado por Sinara Peixoto)