Penas mais baixas para invasores do Capitólio são reflexo do tempo que condenados servem de fato na prisão nos EUA
No Brasil, invasores do 8 de janeiro podem reduzir tempo de reclusão se tiverem bom comportamento
As penas de prisão impostas pela Justiça americana contra os invasores do Capitólio em Washington têm sido, em geral, mais baixas do que as da Justiça brasileira, se forem considerados papéis equivalentes desempenhados na depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes em Brasília.
Mas é preciso lembrar que os condenados nos Estados Unidos servem de fato na prisão o tempo previsto, ao contrário do que acontece no Brasil.
A condenação de Aécio Pereira a 17 anos de prisão se aproxima à pena dada a Ethan Nordean, líder do grupo Proud Boys em Seattle, sentenciado a 18 anos por ter sido considerado o comandante de campo da invasão do Congresso americano.
O papel de Pereira teve muito menos destaque. Atos semelhantes foram punidos com cerca de 10 anos de prisão.
Mas Nordean deve de fato cumprir esse período, enquanto Pereira, como réu primário, se tiver bom comportamento, não deve ficar muito tempo na cadeia.
Das mais de 1.100 pessoas formalmente denunciadas pela Justiça por causa da invasão do Capitólio, a pena mais alta até agora foi imposta a Enrique Tarrio, ex-líder dos Proud Boys: 22 anos.
Ele não estava em Washington no dia 6 de janeiro de 2021, mas foi considerado o principal organizador do movimento.
O ex-presidente Donald Trump, acusado de responsabilidade política pelo atentado, pode ser condenado a décadas na prisão. Ele convocou em dezembro de 2020 seus seguidores para um comício no Obelisco de Washington antes da invasão, no qual os incentivou a descer a Avenida Pensilvânia e pressionar o então vice-presidente Mike Pence, que presidia a sessão de certificação da vitória de Joe Biden, e outros legisladores, a interromper o processo.
“Lutem para ter seu país de volta”, exortou Trump, sabendo que havia pessoas armadas na multidão: ele queria que os detectores de metal fossem desligados pelo serviço secreto, que fazia sua segurança, para que todos pudessem entrar rapidamente na área do comício com suas armas